QUEM SE BENEFICIA DOS DOZE PASSOS? UMA CRÍTICA AO DISCURSO DA AUTOAJUDA

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ISSN: 1041886
Editor Chefe: MARIVONE SIRTOLI
Início Publicação: 30/11/1989
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Letras

QUEM SE BENEFICIA DOS DOZE PASSOS? UMA CRÍTICA AO DISCURSO DA AUTOAJUDA

Ano: 2012 | Volume: 1 | Número: 44
Autores: Luciane Thomé Schröder
Autor Correspondente: Luciane Thomé Schröder | [email protected]

Palavras-chave: prática discursiva; efeitos de sentido; sociedade; Nar-Anon.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente estudo constitui-se numa das análises de encerramento da tese de doutoramento, que teve por objeto de investigação o discurso da autoajuda e da espiritualidade divulgado pelo grupo de apoio a familiares de dependentes químicos, o Grupo Familiar Nar-Anon. Esse momento apresenta a análise das Doze Passos do Nar-Anon que, dentre outras questões, polemiza e problematiza as bases de seu funcionamento, demonstrando como ele é revelador de um jogo discursivo que compromete o membro, atribuindo-lhe tarefas e privando-o de exercer outras, em nome de sua causa: manter a unidade do grupo por meio da exaltação da importância da sua presença junto aos familiares de adictos.



Resumo Inglês:

This study constitutes one of the analyses from the conclusion of my doctoral thesis, whose
object of investigation was the self-help and spirituality discourse conveyed by the group of support to
family members of drug addicts, the Nar-Anon Family Group. This part presents the analysis of the
Twelve Traditions of Nar-Anon that polemicizes and problematizes the bases of its operation,
demonstrating how it is revealing of a discursive play that compromises the member, setting him certain
tasks and depriving him of doing others on behalf of its cause: to maintain the unity of the group by
exalting the importance of its presence within the families of addicts. In order to guide the discussions, we used the studies of French Discourse Analysis, mainly the readings concerning the theory foundation based on the studies of Michel Pêcheux.