Quem zomba de quem? Dos bufões de hoje às técnicas revisitadas

Urdimento

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta - 1907 - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035-901
Site: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/index
Telefone: (48) 3664-8353
ISSN: 1414.5731
Editor Chefe: Vera Regina Martins Collaço
Início Publicação: 01/08/1997
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

Quem zomba de quem? Dos bufões de hoje às técnicas revisitadas

Ano: 2023 | Volume: 1 | Número: 46
Autores: André de Paiva Cavalcanti Alencar, Ana Caldas Lewinsohn
Autor Correspondente: André de Paiva Cavalcanti Alencar | [email protected]

Palavras-chave: bufonaria, performatividade, riso, técnica

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente artigo tece algumas reflexões acerca do lugar da bufona e do bufão na sociedade, a partir da acepção do termo, além de discutir questões relacionadas à ética na performance bufa. Passando por autores e artistas como Beth Lopes, Henry Bergson, José Tonezzi, Leo Bassi, dentre outros, friccionam-se camadas do riso zombeteiro, atrelando-o ao reconhecimento histórico e social dessas figuras, a fim de introduzir uma problematização das técnicas desenvolvidas pelos pedagogos franceses Jacques Lecoq e Philippe Gaulier, atentando para as suas implicações nos processos criativos.



Resumo Inglês:

This article aims to share reflections on the buffoons’ place in society, based on the meaning of the term. In addition, it discusses ethical issues in buffa performance. Supported by authors and artists such as Beth Lopes, Henry Bergson, José Tonezzi, Leo Bassi, among others, this text rubs many layers of mocking laughter, linking it to the social and historical recognition of these figures in order to introduce a problematization about the techniques developed by the French pedagogues Jacques Lecoq and Philippe Gaulier, focusing on their implications over creative processes.



Resumo Espanhol:

El presente artículo reflexiona acerca del lugar de la bufona y el bufón en la sociedad, a partir de la acepción del término, además de discutir cuestiones relacionadas con la ética en la actuación cómica. Pasando por autores y artistas como Beth Lopes, Henry Bergson, José Tonezzi, Leo Bassi, entre otros, se friccionan capas de la risa burlona, vinculándola al reconocimiento histórico y social de estas figuras, con el fin de introducir una problematización de las técnicas desarrolladas por los pedagogos franceses Jacques Lecoq y Philippe Gaulier, prestando atención a sus implicaciones en los procesos creativos.