Tradução de Clotilde Lainscek. O artigo se propõe a discutir em que medida a idéia de vocação é constitutiva das profissões artísticas, notadamente na esfera musical, e quais são as conseqüências do peso da idéia de vocação sobre a representação social dos músicos, ou seja, sobre a percepção que temos deles e que eles têm de si próprios. A idéia de vocação artística não está necessariamente associada à geração de renda - distanciando-se, assim, da visão de vocação laica, surgida no século XIX, com a ascensão do individualismo e da centralidade da produção. A vocação artística é considerada como um dom inato e incontornável - aproximando-se, nesse sentido, da idéia de vocação religiosa que vigorou até o século XVIII. Mas, acima de tudo, a representação da vocação artística vem associada ao prazer e à paixão - o que acaba obliterando as escolhas, dificuldades e investimentos que conformam a carreira artística.
Cet article traite de la vocation en tant que thématique essentielle des mondes de l’art, et notamment du monde de la musique. Datée historiquement et héritière du Romantisme, elle construit une représentation de l’artiste qui a imprégné l’inconscient collectif, et qui contraint aujourd’hui encore les acteurs musiciens à une certaine conformité. La question du sens de la vocation et de sa fonction sous-jacente se pose alors au sociologue, d’autant plus qu’elle revêt un caractère d’innéité qui tend à faire obstacle aux sciences sociales.