O presente ensaio tem por objetivo discutir algumas concepções teóricoepistemológicas acerca da relação entre pesquisador e ator social na pesquisa científica. Pretende-se problematizar e relacionar, a partir de uma revisão bibliográfica, algumas notas à produção do conhecimento que correspondam a uma perspectiva não hierarquizante dos sujeitos, de seus saberes e do próprio campo de pesquisa. Para tanto, partiremos das ideias propostas por Ranci (2005), Minayo (2000; 2001), Santos (1995; 1988) e Lincoln e Guba (1988; 2006). Assim, busca-se assinalar dado corpus teóricometodológico que dialogue perspectivas teóricas, políticas e afirmadoras dos saberes em suas diversas concepções, lugares de fala e universos. Por fim, tem-se a ideia de que é preciso fortalecer e considerar a relação entre o ato de investigar, o ator social e o pesquisador, analisando as experiências construídas no cotidiano como lócus a sua ressignificação, de modo a apresentar novos e mais inclusivos parâmetros interpretativos da realidade e das subjetividades que a perfazem, para além do método cartesiano e positivista de pensar o saber contemporâneo.
This essay aims to discuss some theoretical-epistemological conceptions about the relationship between researcher and social actor in scientific research. It is intended to problematize and relate, from a bibliographic review, some notes to the production of knowledge that correspond to a non-hierarchical perspective of the subjects, their knowledge and the field of research itself. To do so, we will start from the ideas proposed by Ranci (2005), Minayo (2000, 2001), Santos (1995, 1988) and Lincoln and Guba (1988, 2006). Thus, it is sought to indicate given theoretical-methodological corpus that will dialogue theoretical, political and affirming perspectives of the knowledge in its diverse conceptions, places of speech and universes. Finally, we have the idea that we must strengthen and consider the relationship between the act of investigating, the social actor and the researcher, analyzing the experiences constructed in the everyday as a locus of their re-signification, in order to present new and more inclusive interpretative parameters of reality and the subjectivities that make it, besides the Cartesian and positivist method of thinking contemporary knowledge.