Este trabalho busca relacionar aspectos de campos teóricos da Cultura, Comunicação e Turismo, tentando verificar a representação em termos de atratividade turÃstica, bem como de seus processos comunicacionais com o espectador/turista, de elementos culturais tradicionais – a exemplo do bloco
carnavalesco Maria Rosa, um dos mais antigos componentes da cultura popular e da sociedade grapiúna. Parte-se, neste texto, do pressuposto de que novas tendências do carnaval alteram os valores semânticos das expressões culturais e suas utilizações, estas cedendo lugar a representações estéticas e massivas, sendo o turismo um fator que vem influenciar nesta dinâmica de recriação de significados. No entanto, quanto ao aspecto cultural, aqui considerado como um instrumento de sustentação da festa, a tradição parece resistir ao atual modelo da indústria cultural, sendo capaz de definir-se como importante meio de ampliar os atrativos carnavalescos, dialogando com os interesses polÃticos e econômicos, e preservando a memória coletiva sob a égide do palco carnavalesco.
This work intends to relate aspects of theoretical fields of Culture, Communication and Tourism, trying to verify the representation in terms of tourist attractiveness, as well as of its communicative processes with the spectator/tourist, of traditional cultural elements – as the example of the Maria Rosa carnival block, one of the oldest components of the popular culture of grapiúna society. It is assumed, in this text, that the new trends of the carnival modify the semantic values of the cultural expressions and its uses, these yielding place to aesthetic and mass representations, being the tourism a factor that comes to influence in this dynamics of recreation of meanings. However, about the cultural aspect, considered here as an instrument of sustentation of the party, the tradition seems to resist the current model of the cultural industry, being capable to define itself as an important way of extending the carnival attractions, dialoguing with the economic and politic interests, and preserving the collective memory under shield of the carnival’s scene.