Considerando a importância do Teatro Negro como uma linguagem teatral própria, buscou-se no plano de trabalho “QUILOMBO DO PIOLHO, TERESA DE BENGUELA E TEATRO NEGRO”, desenvolvido no âmbito da iniciação científica (PIBIC/CNPq/UFG, de jul/2019 a set/2020), investigar uma construção cênica na linguagem em questão, compreendendo seus princípios estéticos e políticos, utilizando como pré-texto a história do Quilombo do Piolho, também conhecido como Quariterê e a figura lendária de Teresa de Benguela. Neste artigo, pretendemos apresentar alguns elementos do movimento de um estudante de Direção de Arte (UFG) ao encontro do Teatro Negro, perpassando por reconhecer iniciativas correlatas e atuantes na cidade de Goiânia, bem como a reflexão de sua própria prática, assinalada no contexto artístico-acadêmico.
Considering the importance of Teatro Negro as its own theatrical language, the work plan “QUILOMBO DO PIOLHO, TERESA DE BENGUELA AND TEATRO NEGRO”, developed within the scope of scientific initiation (PIBIC / CNPq / UFG, from Jul/2019 to Sep/2020), to investigate a scenic construction in the language in question, understanding its aesthetic and political principles, using as a pre-text the story of Quilombo do Piolho, also known as Quariterê and the legendary figure of Teresa de Benguela. In this article, we intend to present some elements of the movement of a student of Art Direction (UFG) to the meeting of Teatro Negro,going through recognizing related and active initiatives in the city of Goiânia, as well as the reflection of their own practice, highlighted in the context artistic-academic.