Quincas Laranjeiras (1873-1935) e o ensino de violão no Rio de Janeiro: o primus inter pares entre chorões e senhoritas

Revista Orfeu

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta, 2007 - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035001
Site: http://www.revistas.udesc.br/index.php/orfeu/index
Telefone: (48) 3664-8347
ISSN: 2525-5304
Editor Chefe: Guilherme Antonio Sauerbronn de Barros, Teresa Mateiro
Início Publicação: 01/06/2016
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Artes

Quincas Laranjeiras (1873-1935) e o ensino de violão no Rio de Janeiro: o primus inter pares entre chorões e senhoritas

Ano: 2023 | Volume: 8 | Número: 2
Autores: Humberto Amorim, Paulo Martelli
Autor Correspondente: Humberto Amorim | [email protected]

Palavras-chave: violão no Rio de Janeiro, ensino de violão, pioneiros do violão, mulheres violonistas, “O que é nosso”

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O propósito do artigo é pautar a decisiva atuação de Quincas Laranjeiras (1873-1935) como professor de violão em grupos socioculturais mais vinculados às matrizes culturais populares: chorões, sambistas, regionalistas, cantoras e cantores vinculados à indústria fonográfica e ao rádio, destacando as suas relações com Donga e as senhoras e senhoritas da sociedade carioca. De forma complementar, o texto tangencia parte dos contextos e dinâmicas que, naquele momento, giravam em torno do instrumento, situando minimamente a vida desses personagens no tempo e no espaço. A partir do cruzamento e análise das fontes primárias coligidas e dos dados disponíveis na literatura, os resultados indicam que, ao longo da década de 1920, Quincas cumpriu um importante papel como professor de violão de praticantes mulheres, inserindo o seu trabalho pedagógico dentro do movimento de “ressurgimento da canção nacional” (CORREIO DA MANHÃ, 1926a, p. 11).



Resumo Inglês:

The purpose of the article is to highlight the decisive activity of Quincas Laranjeiras (1873-1935) as a guitar teacher in socio-cultural groups more linked to popular cultural matrices: chorões, sambistas, regionalists and singers linked to the phonographic industry and the radio, highlighting the relationships with Donga and the ladies and gentlemen of Rio de Janeiro society. In a complementary way, the text touches part of the contexts and dynamics that, at that moment, revolved around the instrument, minimally situating the lives of these characters in time and space. Based on the cross-referencing and analysis of the collected primary sources and the data available in the literature, the results indicate that, throughout the 1920s, Quincas played an important role as a guitar teacher for women practitioners, inserting his pedagogical work within the movement of “resurgence of the national song”.