Répeter: Uma análise composicional Autores Paulo Rios Filho

Revista Orfeu

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ISSN: 2525-5304
Editor Chefe: Guilherme Antonio Sauerbronn de Barros, Teresa Mateiro
Início Publicação: 01/06/2016
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Artes

Répeter: Uma análise composicional Autores Paulo Rios Filho

Ano: 2020 | Volume: 5 | Número: 1
Autores: Paulo Rios Filho
Autor Correspondente: Paulo Rios Filho | [email protected]

Palavras-chave: composição musical, processos criativos, linhas, análise musical

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este trabalho introduz a ideia de análise composicional, como uma alternativa, para a área de pesquisa em composição musical, a enfoques analíticos tradicionais de cunho essencialmente musicológico. Para tanto, apresento a análise de uma peça para violão de minha autoria, intitulada Répéter, que, a partir da coleta de uma série de dados, impressões, materiais e registros diversos do processo composicional, ilustra um caminho possível para a prática analítica, na área. Antes de apresentá-la, no entanto, comento brevemente as bases dessa abordagem, através de: 1) uma discussão introdutória acerca dos contextos acadêmicos e artísticos que justificam a proposta; e 2) uma abordagem conceitual da análise composicional a partir das ideias de linhas, lugar, emaranhado e composicionalidade de Deleuze e Guattari (1995), Tim Ingold (2008, 2011, 2012) e Paulo Costa Lima (2012), respectivamente. Com isso, espero lançar um horizonte analítico experimental, que é mais uma extensão do próprio processo criativo, do que uma busca por representação ou explicação da obra, enquanto produto daquele processo.



Resumo Inglês:

This work introduces the idea of compositional analysis, as an alternative, for the research area in musical composition, to the traditional analytical approaches, of an essentially musicological nature. To do so, I present an analysis of my piece for solo guitar, entitled Répéter, which, by means of collecting and reflecting upon a series of data, impressions, materials and diverse records of the compositional process, illustrates a possible path for the analytical practice, in the area. Before presenting it, however, I briefly comment on the bases of this approach, through: 1) an introductory discussion about the academic and artistic contexts that justify the proposal; and 2) a conceptual approach to compositional analysis based on the ideas of lines, place, meshwork and compositionality by Deleuze and Guattari (1995), Tim Ingold (2008, 2011, 2012) and Paulo Costa Lima (2012), respectively. Therefore, I hope to launch an experimental analytical horizon, which is rather an extension of the creative process itself, instead of a search for representation or explanation of the work, as a product of that very process.