RÉQUIEM PARA AS FOUND FOOTAGES

Revista Livre de Cinema

Endereço:
Rua Papa João XXIII, 46 - ap. 404 - Centro Cívico
Curitiba / PR
80530-030
Site: http://relici.org.br/index.php/relici
Telefone: (41) 9998-8773
ISSN: 2357-8807
Editor Chefe: Fernando Antonio Prado Gimenez
Início Publicação: 01/01/2014
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Multidisciplinar

RÉQUIEM PARA AS FOUND FOOTAGES

Ano: 2020 | Volume: 7 | Número: Especial
Autores: A. R. Machado Neto
Autor Correspondente: A. R. Machado Neto | [email protected]

Palavras-chave: found footages, filmes de arquivo, gêneros cinematográficos

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

RESUMO O artigo defende as found footages (isto é, os filmes realizados exclusivamente com a montagem de fragmentos de outros filmes) como um gênero cinematográfico à parte, que difere não apenas dos outros gêneros, mas também dos chamados “documentários de arquivo”, geralmente mais didáticos e afirmativos de uma tese. Nos quatro exemplos que analisamos aqui, as found footages, ainda que operem com imagens do passado, fazem-no numa linguagem radicalmente contemporânea, afinada com a sensibilidade e a concepção de mundo do homem de hoje.



Resumo Inglês:

The article asserts found footage (i.e., films made exclusively by editing fragments from other films) as a genre apart, that differs not only from other genres, but also from so-called "archival documentaries", generally more didactic and affirmative of a thesis. In the four examples we analyze here, found footages, even if they operate with images of the past, do so in a radically contemporary language, in tune with the sensitivity and conception of the world of today man.