Neste artigo apresento e analiso traços biobibliográficos acerca de Raimundo José de Sousa Gaioso, autor da obra Compêndio histórico-político dos princípios da lavoura do Maranhão, publicada postumamente em 1818. Aos duzentos anos da publicação, apresento os principais aspectos da obra-mestra do português, vista como uma das mais importantes publicações sobre o Maranhão do primeiro quartel do século XIX. Questiono os principais vestígios da trajetória do lavrador assim como o ambiente biográfico em torno das principais ideias da memória. Discuto o constante discurso subserviente latente na obra e insiro o personagem no campo intelectual em que estava inserido, bem como sua condição de classe.
In this paper, bio-bibliographical elements about Raimundo José de Sousa Gaioso, the author of the book Compêndio histórico-político dos princípios da lavoura do Maranhão, will be presented and analyzed. This work was published posthumously in 1818. Two hundred years after the publication of this book, It will be presented the main aspects of the masterpiece of this Portuguese author, one of the most important publications about the Province of Maranhão in the first quarter of the 19th century. It will be questioned the main vestiges of the peasant’s path besides his biographical environment about the main memory ideas. It will be discussed the constant subservient position in the book and insert the character within Gaioso’s intellectual field as well as his class condition.
En este artículo presento y analizo rastros biobibliográficos sobre Raimundo José de Sousa Gaioso, autor del Compêndio histórico-político dos princípios da lavoura do Maranhão publicado póstumamente en 1818. Después de doscientos años de haber sido publicado, intento presentar los aspectos principales de la obra maestra del portugués, como una de las más importantes publicaciones sobre Maranhão del primer cuarto del siglo XIX. Cuestiono los principales vestigios de la trayectoria del labrador así como el ambiente biográfico en torno a las principales ideas de la memoria. Discuto el constante discurso subordinado y latente en la obra e inserto al personaje en el campo intelectual al que perteneció, así como su condición de clase.