Rap e suas formas de consumo: uma análise das implicações sociais e mentais no indivíduo

Revista Sem Aspas

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ISSN: 2358-4238
Editor Chefe: Carlos Henrique Gileno; José Anderson Santos Cruz
Início Publicação: 27/11/2017
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Multidisciplinar

Rap e suas formas de consumo: uma análise das implicações sociais e mentais no indivíduo

Ano: 2018 | Volume: 7 | Número: 2
Autores: André Giglio Balthazar
Autor Correspondente: André Giglio Balthazar | [email protected]

Palavras-chave: Rap; Fronteiras simbólicas; Consumo; Cultura contemporânea; Emocionalidade.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

No final dos anos 90 e início dos anos 2000, o rap atingiu seu boom tendo como força motriz o caráter de denúncia da realidade das periferias e do indivíduo negro no Brasil. Hoje, o mercado passa a vender o estilo musical e de se vestir para além das favelas em que as letras assumem novas ressignificações e abordam incessantemente uma forma de culto ao luxo, entrando para o gosto musical da classe média alta. Diante disso, proponho-me a analisar o processo de construção de identidade e “querer ser” observado no negro e periférico, desejo que é barrado pelo fato de que muitos cantores não denunciam mais as contradições vividas e, de forma inconsciente, pode ser um gerador de impactos na emocionalidade e sociabilidade do indivíduo devido ao sentimento de frustração e insuficiência, provocado pelas condições do meio que lhe impedem uma transformação de si e do espaço que o circunda.



Resumo Inglês:

In the late 1990s and early 2000s, rap reached its boom with the motive force being the denunciation of the reality of the peripheries and the black individual in Brazil. Today, the market goes on to sell musical style and dress beyond the favelas where the lyrics take on new significations and approach incessantly a form of luxury worship, entering the musical taste of the upper middle class. In view of this, I propose to analyze the process of identity construction and "wish to be" observed in the black and peripheral, a desire that is blocked by the fact that many singers do not denounce the contradictions experienced anymore and, unconsciously, can be a generator of impacts on the emotionality and sociability of the individual due to the feeling of frustration and insufficiency caused by the conditions of the environment that prevent him from transforming himself and the space that surrounds him.



Resumo Espanhol:

A finales de los años 90 y principios de los años 2000, el rap alcanzó su boom teniendo como fuerza motriz el carácter de denuncia de la realidad de las periferias y del individuo negro en Brasil. Hoy, el mercado pasa a vender el estilo musical y de vestirse más allá de las favelas en que las letras asumen nuevas resignaciones y abordan incesantemente una forma de culto al lujo, entrando al gusto musical de la clase media alta. Por eso, me propongo analizar el proceso de construcción de identidad y "querer ser" observado en el negro y periférico, deseo que es barrado por el hecho de que muchos cantantes no denuncian más las contradicciones vividas y, de forma inconsciente, puede ser un proceso generador de impactos en la emocionalidad y sociabilidad del individuo debido al sentimiento de frustración e insuficiencia provocado por las condiciones del medio que le impiden una transformación de si y del espacio que lo rodea.