O presente artigo busca analisar a evocação das lembranças de Luís da Silva, narrador de Angústia, de Graciliano Ramos. Em se tratando de um herói que narra fatos passados, o intento deste trabalho é averiguar como sua memória se reconstrói à proporção que repassa sua história, tentando compreender quais são os rastros, as marcas do passado que permanecem no presente do protagonista. Para isso, o artigo discute acerca do processo de reconstrução da memória com Halbwachs (2003), Bosi (2007) entre outros, e sobre as ideias de rastro de Walter Benjamin arrazoadas por Ginzburg (2012), Janz (2012) e Gabnebin (2012). À luz de tais discussões, entende-se que a narração faz, principalmente, da amada e desalmada Marina e da “cara balofa” de Julião Tavares lembranças que cultivam um hoje aflito para Luís da Silva. Este evoca um passado que ressignifica o presente, uma vez que determinadas recordações (re)aparecem compondo um novo sentido que alimenta sua vingança contra o rival rico. A vida na antiga vila e as decepções causadas pela antiga noiva aspirante ao luxo constituem lembranças num processo de rememoração que explicam fracasso, vingança e angústia, evidenciando ao leitor os rastros que fazem do protagonista um herói decepcionado, angustiado.
This article analyzes the evocation of the memories of Luís da Silva, narrator of Graciliano Ramos's Angústia. In the case of a hero who narrates past events, the purpose of this work is to investigate how his memory is reconstructed as his story is told, trying to understand which are the trail, the marks of the past that remain in the present of the protagonist. For this, the article discusses the process of memory reconstruction with Halbwachs (2003), Bosi (2007) among others and also Walter Benjamin's ideas of trail as discussed by Ginzburg (2012), Janz (2012) and Gabnebin (2012). In the light of such discussions, it is understood that the narrative mainly makes the Marina beloved and soulless and the "cara balofa" of Julião Tavares memories that cultivate an afflicted gift for Luís da Silva. It evokes a past that re-signifies the present, as certain memories reappear, composing a new sense that feeds its revenge against the rich rival. Life in the old village and the disappointments caused by the old bride desirous of luxury are memories in a process of remembrance that explains failure, revenge and anguish, showing the reader the trail that make the protagonist a disappointed and distressed hero.