Rastros na paisagem: a fotografia e a proveniência dos lugares

Contemporanea

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ISSN: 23161329
Editor Chefe: Jorge Leite Júnior
Início Publicação: 31/12/2010
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Sociologia

Rastros na paisagem: a fotografia e a proveniência dos lugares

Ano: 2011 | Volume: 9 | Número: 2
Autores: LISSOVSKY, Mauricio
Autor Correspondente: LISSOVSKY, Mauricio | [email protected]

Palavras-chave: Fotografia, Paisagem, Lugar

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Ao longo do século XIX, e durante as primeiras décadas do XX, os “álbuns de vistas” foram a forma dominante de difusão das “fotografias de paisagem”. Os rastros na paisagem forneciam o testemunho da laboriosa ascensão do fotógrafo ao “ponto de vista”. A emergência da fotografia moderna coincide com a necessidade do apagamento destes rastros. Por meio de um percurso que se inicia nas dunas desérticas de O’Sullivan e Weston e nos conduz até os mares antigos de Fugimoto e os campos ingleses de após-indústria de John Davies, este artigo procura esboçar uma primeira descrição dos regimes de apagamento destes traços. A análise da obra de quatro fotógrafos contemporâneos ajuda-nos então a compreender que no cerne da fotografia de paisagem habita um problema de difícil solução: o que é isso no espaço que provê os lugares?



Resumo Inglês:

Throughout the 19th century, and during the first decades of the 20th century, the "views" albums were the dominant form of diffusion of landscape photographs. The traces in the landscape offered a testimony of the laborious ascent of the photographer up to the "point of view". The emergence of modern photography brings the need to efface these tracks. Through a journey that begins in the desert dunes of O'Sullivan and Weston and leads us to the ancient seas of Fugimoto and post-industrial English fields of John Davies, this essay aims to sketch a first description of the ways-of-deletion of these traces. The analysis of the work of four contemporary photographers help us to understand that at the heart of landscape photography inhabits a problem very hard to solve: what in space provides the places?