RATIONALIZATION OF ARTS FOR THE 21ST CENTURY

Margens

Endereço:
Rua Manoel de Abreu - Campus de Abaetetuba - Multirão
Abaetetuba / PA
66440-000
Site: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens
Telefone: (91) 3201-7083
ISSN: 1982-5374
Editor Chefe: AUGUSTO SARMENTO-PANTOJA
Início Publicação: 15/01/2004
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar

RATIONALIZATION OF ARTS FOR THE 21ST CENTURY

Ano: 2021 | Volume: 15 | Número: 24
Autores: Louise Bogea RIBEIRO, Raquel Chagas SANTOS, Milena Moraes Araújo RIBEIRO, Jussara Silveira DERENJI
Autor Correspondente: Louise Bogea RIBEIRO | [email protected]

Palavras-chave: Communication; Visual arts; Art criticism.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A partir da participação no curso de extensão Tribuna do Cretino, quando discutimos a crítica artística, pretende-se caracterizar três critérios fundamentais para o reconhecimento de uma obra artística, com base em princípios de Georg Wilhelm Friedrich Hegel (1770-1831), na tentativa de promover a interação artista e público, valorizando o ofício e os profissionais da área, sem limitar as produções de arte em seus diversos suportes. Descreve-se as definições da origem, conteúdo, finalidade e capacidade de transmissão de mensagens de uma obra qualquer, ao discutir-se relações entre a criação do senso comum e o inédito, considerando o carente diálogo junto aos consumidores de arte, cuja problemática precisa ser superada. Espera-se contribuir para a união sensível e racional, bem como o desenvolvimento de uma prática artística contra o atual cenário banalizante e danoso para o espírito humano, com significativa falta de comunicação artísticocultural e pouco entendimento para que serve a arte. 



Resumo Inglês:

To characterize three fundamental criteria for the recognition of an artistic work, based on the principles of Georg Wilhelm Friedrich Hegel (1770-1831), when discussing artistic criticism during the course Tribuna do Cretino, this essay was produced. As an attempt to promote the artist and public interaction, valuing the craft and professionals of the area, without limiting the production of art in its most diverse supports. It is defined as the origin, content, purpose, and ability to transmit messages of any artwork, when discussing the relations between new creation and reality, considering the lack of dialogue with the consumers of art. It is hoped to contribute to the union of the sensible and rational, as well as the development of an artistic practice against the current banalizing and damaging scenario for the human spirit, with a significant lack of artistic-cultural communication and little understanding for what serves the art.