A teoria de Rawls foi e é criticada à s vezes como uma aceitação do status quo capitalista dominante: sua prioridade das liberdades básicas seria vazia numa sociedade marcada pela apropriação privada dos meios de produção e crescente concentração da riqueza produzida nas mãos dos proprietários. Essa crÃtica, porém, não é procedente para o caso de Rawls. Neste trabalho vou apresentar e discutir a idéia de justiça de fundo (background justice) como uma das respostas de Rawls a esta crÃtica. Com tal idéia ele defende que os dois princÃpios da justiça como eqüidade, operando em conjunto e tendo como foco a estrutura básica da sociedade, afastam a teoria dos principais problemas alegados pelos crÃticos, além de sugerir que a produção de um contexto social eqüitativo desonera o ideal da justiça de sua aplicação abrangente.
Rawls’Theory was and is criticized sometimes as a legitimation of the dominant capitalist “status quoâ€: his priority of basic liberties would be empty in a capitalist society marked by private appropriation of the means of production and crescent concentration of the resulted wealth in the hands of owners. This criticism, however, is not valid for Rawls. In this paper I present and discus the idea of background justice as one of the Rawls’ replies. With this idea he defends that the two principles of justice as fairness, working in tandem, and focusing the basic structure of society as a whole, turn away the main problems pointed by critics. The two principles suggest too that the production of a fair social context leaves the ideal of justice free from a comprehensive application.