(Re) Percussões de “Missa dos Quilombos”

Revista Orfeu

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ISSN: 2525-5304
Editor Chefe: Guilherme Antonio Sauerbronn de Barros, Teresa Mateiro
Início Publicação: 01/06/2016
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Artes

(Re) Percussões de “Missa dos Quilombos”

Ano: 2018 | Volume: 3 | Número: 2
Autores: Luiz Henrique Assis Garcia, Hudson Leonardo Lima Públio
Autor Correspondente: Luiz Henrique Assis Garcia | [email protected]

Palavras-chave: missa dos quilombos, música popular, hibridação cultural, diáspora africana

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo propõe reflexões sobre Missa dos Quilombos, álbum produzido e gravado ao vivo em 1982, com música e arranjos e Milton Nascimento para letras do sacerdote Pedro Casaldáliga e do poeta Pedro Tierra, reeditado em CD em 1995. Tomaremos os fonogramas como fonte maior de nossa análise, mas procurando articulá-los ao evento e repercussão do rito religioso que gerou a gravação, na medida em que estes contribuem também para elucidar o projeto estético e político maior que engloba todos estes registros. Aliando a análise interdisciplinar dos estudos de canção e música popular à investigação historiográfica de fontes impressas, esperamos, finalmente, compreender a Missa e sua gravação como partícipes da história cultural brasileira relevantes na retomada democrática justamente pela forma como nelas confluem linhas mestras da afirmação de matrizes culturais e religiosas afrodiaspóricas como elementos indispensáveis da história e da sociedade brasileira e latino-americana.



Resumo Inglês:

This article proposes considerations on Missa dos Quilombos [Maroon’s Mass], an LP produced and recorded live in 1982, with music and arrangements by Milton Nascimento and lyrics by the priest Pedro Casaldáliga and Pedro Tierra, reedited on CD in 1995. We will take the phonograms as the main source of our analysis, but seeking to articulate them to the event and repercussions of the religious rite that generated the recording, insofar as these also contribute to elucidate the larger aesthetic and political project that encompasses all these records. Combining the interdisciplinary analysis of popular music studies with the historiographic investigation of printed sources, we hope, finally, to understand the Mass and its recording as participants in the Brazilian cultural history relevant for the democratic resumption precisely because of the way in which converge to them the main lines of the affirmation of cultural and religious afrodiasporic matrices as indispensable elements of Brazilian and Latin American history and society