Um quebra-cabeças da glicólise em papel tem sido utilizado como estratégia para o ensino de metabolismo. Essa forma de jogo em papel demanda um número grande de instrutores e limita o acompanhamento das dificuldades apresentadas pelos alunos. A tecnologia denominada Realidade Aumentada (RA) foi empregada para favorecer o uso da estratégia de montagem de vias metabólicas em classes numerosas e armazena dados de utilização, que fornecem feedback para alunos e professores. Cartas com estruturas moleculares são lidas por um aplicativo instalado em dispositivos móveis que exibem informações como a estrutura 3D das moléculas, pistas para a montagem da sequência correta da via metabólica e resultados da progressão na atividade. A utilização de RA possibilitou maior autonomia para os estudantes resolverem os exercÃcios propostos e fornece dados de avaliação de desempenho que permite compreender, e posteriormente sanar, as dificuldades apresentadas pelos alunos.
A glycolysis paper puzzle has been used as strategy to teach metabolic pathways, but this kind of game demands a higher number of instructors and limits the follow up of the students’ difficulties. A technology called Augmented Reality (AR) was applied to enable the puzzle usage in large audiences, and to provid feedback to students and instructors. Drafted as flashcards readable by an app installed in tablets, it conveys information as molecules 3D-structure, clues for correct assembling of the metabolic pathway and results of student progression in the activity. Such technological improvement brought more autonomy to students for solving proposed exercises and an embedded performance data collection system helpful to understand,
and after to unravel students’ difficulties.