Realismo e cinema de ficção científica: equilíbrio delicado

Lumina

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ISSN: 19814070
Editor Chefe: Gabriela Borges Martins Caravela
Início Publicação: 31/05/2007
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Comunicação

Realismo e cinema de ficção científica: equilíbrio delicado

Ano: 2009 | Volume: 3 | Número: 1
Autores: Alfredo Suppia
Autor Correspondente: Alfredo Suppia | [email protected]

Palavras-chave: cinema, ficção científica, teoria literária

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Discutir como alguns filmes de ficção científica lidam com
algum tipo de realismo, tanto no nível da forma quanto no de
conteúdo, demonstrando que tal operação pode ser fundamental para
o sucesso do gênero. Autores como Darko Suvin (Metamorphoses of
Science Fiction) ou Christine Brooke-Rose (The Rethoric of the
Unreal) consideram o realismo um fator de equilíbrio no contexto da
literatura fantástica ou de ficção científica. A mesma abordagem
poderia ser aplicada à crítica cinematográfica, com algumas
adaptações. Para ilustrar esse debate, serão examinados filmes de
ficção científica internacionais como A Mulher na Lua (1929), de Fritz
Lang, Destination Moon (1950), de Irving Pichel, La Jetée (1962), de
Chris Marker, Stalker (1979), de Andrei Tarkowsky, e finalmente
Filhos da Esperança (2006), de Alfonso Cuarón, filme
contemporâneo no qual reverberam, anacronicamente, pensamentos
do crítico francês André Bazin sobre o realismo cinematográfico.
Comparam-se diferentes manifestações de realismo no cinema de
ficção científica, do filme de efeitos especiais, semi-documental e com
ampla inspiração em teorias científicas, até um cinema de FC mais
sutil em termos de apuro técnico, orientado pela criação de uma
“atmosfera” realista. Com isso, pretende-se traçar um esboço
preliminar de uma taxonomia do realismo no cinema de ficção
científica.