Recepção musical e política: ensaio sobre os consensos e contrassensos acerca da música dos Brô Mc’s no contexto da Reserva Indígena de Dourados e em seu entorno.

ACENO - Revista de Antropologia do Centro-Oeste

Endereço:
Avenida Fernando Corrêa da Costa, 2367 - Boa Esperança
Cuiabá / MT
Site: http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/aceno/index
Telefone: (65) 8427-1704
ISSN: 2358-5587
Editor Chefe: Marcos Aurélio da Silva
Início Publicação: 01/01/2014
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Antropologia

Recepção musical e política: ensaio sobre os consensos e contrassensos acerca da música dos Brô Mc’s no contexto da Reserva Indígena de Dourados e em seu entorno.

Ano: 2018 | Volume: 5 | Número: 10
Autores: Jacqueline Candido Guilherme
Autor Correspondente: Jacqueline Candido Guilherme | [email protected]

Palavras-chave: Guarani Kaiowá, Rap, Brô Mc’s, Recepção Musical, Política ameríndia.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Neste artigo, analiso o lugar no qual as narrativas musicais dos Brô Mc’s ocupam no contexto da Reserva Indígena de Dourados e entorno, através de um estudo da recepção musical entre os Kaiowá e os Guarani. A partir da fala de interlocutores indígenas, procuro demonstrar os consensos e contrassensos que ocorrem nessa recepção. Primeiramente, apresento as tensões entre as apreciações estéticas a respeito dos gêneros musicais. Em seguida, exploro as implicações geradas por um certo reconhecimento externo, normalmente por parte de não indígenas, e como isso afeta as políticas internas Kaiowá e Guarani. Também destaco as implicações da recepção musical a partir da perspectiva de algumas lideranças indígenas e de seus parentes apontando para as formas políticas que elas engendram. Por fim, argumento que o enfoque na recepção musical, as tensões que emergem através dessa analise podem informar maneiras particulares de se fazer política entre esses grupos indígenas.



Resumo Inglês:

In this article, I analyze the place in which the musical narratives of the Brô Mc’s occupy in the context of the Dourados Indigenous Reserve and surroundings, through a study of the musical reception between the Kaiowá and the Guarani. Based on the speech of indigenous interlocutors, I try to demonstrate the consensuses and contradictions that occur in this reception. First, I present the tensions between aesthetic appraisals regarding musical genres. Then, I explore the implications generated by a certain external recognition, usually on the part of non-indigenous people, and how it affects the internal policies Kaiowá and Guarani. I also highlight the implications of musical reception from the perspective of some indigenous leaders and their relatives, pointing to the political forms they engender. Finally, I argue that the focus on musical reception, the tensions that emerge through this analysis can inform particular ways of doing politics among these indigenous groups.



Resumo Espanhol:

En este artículo, analizo el lugar en el que ocupan las narraciones musicales de los Brô Mc’s en el contexto de la Reserva Indígena Dourados y sus alrededores, a través de un estudio de la recepción musical entre los kaiowá y los guaraníes. Basado en el discurso de los interlocutores indígenas, trato de demostrar los consensos y contradicciones que ocurren en esta recepción. Primero, presento las tensiones entre las evaluaciones estéticas con respecto a los géneros musicales. Luego, exploro las implicaciones generadas por cierto reconocimiento externo, generalmente por parte de personas no indígenas, y cómo afecta a las políticas internas de Kaiowá y Guaraní. También destaco las implicaciones de la recepción musical desde la perspectiva de algunos líderes indígenas y sus familiares, señalando las formas políticas que engendran. Finalmente, sostengo que el enfoque en la recepción musical, las tensiones que surgen a través de este análisis pueden informar formas particulares de hacer política entre estos grupos indígenas.



Resumo Francês:

Dans cet article, j'analyse la place qu'occupent les récits musicaux des Brô Mc’s dans le contexte de la réserve indigène de Dourados et de ses environs, à travers une étude de l'accueil musical entre les Kaiowá et les Guarani. À partir du discours des interlocuteurs autochtones, j'essaie de démontrer les consensus et les contre-sens qui se produisent dans cette réception. Tout d'abord, je présente les tensions entre les évaluations esthétiques concernant les genres musicaux. Ensuite, j'explore les implications générées par une certaine reconnaissance externe, généralement de la part des non-autochtones, et comment elle affecte les politiques internes Kaiowá et Guarani. Je souligne également les implications de la réception musicale du point de vue de certains dirigeants autochtones et de leurs proches, en soulignant les formes politiques qu'ils engendrent. Enfin, je soutiens que l'accent mis sur la réception musicale, les tensions qui émergent à travers cette analyse peuvent éclairer des façons particulières de faire de la politique parmi ces groupes autochtones.