RECONHECIMENTO E ORGANIZAÇÃO DAS RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS NUMA CIDADE DE COLONIZAÇÃO GERMÂNICA

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ISSN: 2317-3688
Editor Chefe: Sylvio Fausto Gil Filho
Início Publicação: 01/01/2018
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Multidisciplinar

RECONHECIMENTO E ORGANIZAÇÃO DAS RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS NUMA CIDADE DE COLONIZAÇÃO GERMÂNICA

Ano: 2016 | Volume: 1 | Número: 2
Autores: Gerson Machado
Autor Correspondente: Gerson Machado | [email protected]

Palavras-chave: Memória, Identidade, Religiões afro-brasileiras, Candomblé, Mercado Religioso.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Neste artigo apresento reflexões sobre a construção de um saber-poder a respeito das religiões afro-brasileiras em Joinville/SC, cidade que ocupa papel de destaque no processo de ocupação europeia no Sul do Brasil, mas que acolheu outras identidades em seu território, desde meados do século XIX. É uma reflexão historiográfica que problematiza a teia constituidora das dizibilidades inerentes ao estabelecimento dessas religiões no cenário da cidade, nas décadas finais do século XX, apontando para estratégias de consolidação dos grupos e para as críticas às fontes utilizadas na construção do saber historiográfico. Neste cenário, as fontes orais exigem do historiador uma sensibilidade específica para valorar e sistematizar narrativas, aparentemente desconexas, as quais, associadas às outras formas de enunciação, conferem sentidos à realidade, distintos daqueles sustentados pelo “status quo”. Diante disso, espaço, tempo e narrativa são fenômenos de uma trama em que essas agremiações religiosas a um só tempo reivindicam o direito ao pertencimento à cidade ao mesmo tempo em que reafirmam que a realidade social é consolidada na e pelas diferenças.



Resumo Inglês:

This article presents reflections in construction of a power-knowledge about the African-Brazilian religions in Joinville / SC, a city that occupies a prominent role in the European process of occupation in southern Brazil, but welcomed other identities in their territory, provided mid-nineteenth century. It is a historiographical analysis that questions constitutor of web of sayable inherent of establishment of these religions in the city scene, in the final decades of the twentieth century, pointing to consolidation strategies of groups and criticism of sources used in the construction of knowledge historiographical. In this scenario, the oral sources require historian a specific sensitivity to assess and systematize narratives, seemingly unconnected, which, associated with other forms of enunciation, gives way to reality, distinct from those supported by the "status quo." Thus, space, time and narrative are phenomena of a plot in which these religious associations at the same time claim the right to belonging to the city while reaffirming that social reality is consolidated in and differencest.