O artigo está centrado na relação entre Memória e Trabalho, no contexto do espaço turístico-religioso da cidade-santuário de Bom Jesus da Lapa, Bahia, Brasil. A cidade se constituiuhistórica e tradicionalmente como um lugar sagrado e de romarias, para onde peregrinos passaram a se deslocar, a partir do século XVII, referenciados pela memória social de que nele habitavao Senhor Bom Jesus. Essa memória permaneceviva, sendo mobilizada de modos diferentes por fiéis e trabalhadores (as), ao mesmo tempo em que cria as condições para o trabalho das pessoas que vivem do comércio de artigos religiosos na frente do Santuário.A discussão buscacompreender a relação existente entre a memória socialmente construída sobre a sacralidade da cidade de Bom Jesus da Lapa e a elaboração de estratégias das pessoas que sobrevivem do comércio de artigos religiosos na porta do seu santuário.
El artículo se centra en la relación entre memoria y trabajo en el contexto del espacio turístico-religioso de la ciudad-santuario de Bom Jesus da Lapa, Bahia, Brasil. La ciudad se constituyehistórica y tradicionalmente como un lugar sagrado y de peregrinación, donde los peregrinos vienen a pasar a partir del siglo XVII,al que hace referencia la memoria social que habitó el Buen Señor Jesús. Esta memoria se mantiene viva, siendomovilizadaen diferentes formas por los creyentes y de trabajadores (as), al tiempo en que cría las condiciones para el trabajo de las personas que viven del comercio de artículos religiosos en frente del Santuario. El análisis busca entender la relación entre la memoria construida socialmente sobre el carácter sagrado de la ciudad de Bom Jesus da Lapa y la elaboración de estrategias de la gente que sobrevive del comercio de artículos religiosos, a la frente de susantuario.