O pensamento de Adorno passou a ser considerado nas pesquisas também na área de administração,
especialmente nos assim chamados estudos organizacionais (Batista-dos-Santos, Alloufa, & Nepomuceno, 2010;
Faria, 2004; Paes de Paula, 2008, 2012). O presente ensaio pretende contribuir para com as reflexões
epistemológicas e suas implicações no uso da dialética como método de análise. A contribuição de Adorno para
as pesquisas em administração se materializam em pelo menos 6 pontos: (a) combate à instituição dos sistemas
totalitários de compreensão; (b) indicação de que, quando os pensamentos são elementos da práxis, estes passam
a ter potencial concreto no mundo objetivo; (c) a primazia do objeto faz do sujeito um objeto qualitativamente
distinto; (d) o objeto a ser estudado não é nada sem o sujeito que vai estudá-lo, pois, sem o sujeito, o momento
do objeto não existe; (e) o sujeito pensa a realidade principalmente por concepções e por conceitos; (f) sendo a
realidade estudada não plenamente cognoscÃvel, aquilo que não se mostra somente pode ser conhecido por meio
daquilo que se mostra, ou seja, o não conceito só pode ser conhecido por meio do conceito, pois a relação de
mútua existência permite afirmar que existe uma totalidade em potência.
Adorno’s philosophical legacy came to be considered in researches in the area of business administration,
especially in organizational studies (Batista-dos-Santos, Alloufa, & Nepomuceno, 2010; Faria, 2004; Paes de
Paula, 2008, 2012). This paper is intended to contribute with epistemological reflections and their implications in
the use of dialectic as a method of analysis. Adorno’s contributions to research in organization studies
materialize in at least 6 ways: (a) the fight against totalitarian philosophical systems; (b) when ideas are elements
from Praxis, these have concrete potential in the objective world; (c) the primacy of an object over a subject
makes an object qualitatively distinct; (d) an object studied is nothing without a subject who will study it,
because without the subject the object does not exist; (e) a subject thinks about reality principally through ideas
and concepts; (f) as any reality studied cannot be fully knowable, it can only be known through what it shows,
i.e. a non-concept can only be known through a concept, because a relationship of mutual existence allows us to
consider the existence of a potential totality.