Neste texto, a proposta dos autores é, de forma geral, levantar hipóteses a respeito
da canção independente produzida no Brasil na primeira década do século XXI.
Primeiramente, os autores apresentam uma alternativa de definição para o termo “nova
canção popular independenteâ€; a seguir, investigam em que medida as propostas das novas
gerações de compositores podem ou não contribuir na tradição da canção brasileira; depois,
avaliam o chamado processo de formação de público, verificando as relações entre os
novos compositores e o público, principalmente por meio de sites de relacionamento na
internet; e, finalmente, apresentam hipóteses a respeito de alterações na forma e no
conteúdo das canções graças àquelas relações.
The proposal of the authors in this text is to generally raise assumptions about
the independent song produced in Brazil in the first decade of the 21st century. First, the
authors present an alternative definition for the term "nova canção popular independente";
then investigate to what extent the proposals of new generations of composers may or may
not contribute in the tradition of Brazilian song; then assess the so-called public formation
process, by checking the relationships between the new composers and the public, mainly
through social networking sites on the Internet; and, finally, present assumptions about
changes in the form and content of the songs due to those relationships.