Reflexões sobre a educação superior brasileira: obstáculos à universalização e riscos à construção da qualidade

Revista Educação, Cultura e Sociedade

Endereço:
Avenida dos Ingás - 3001 - Jardim Imperial
Sinop / MT
78555000
Site: http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/educacao/index
Telefone: (66) 3511-2100
ISSN: 2237-1648
Editor Chefe: Irene Carrillo Romero Beber
Início Publicação: 15/12/2011
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Multidisciplinar, Área de Estudo: Multidisciplinar

Reflexões sobre a educação superior brasileira: obstáculos à universalização e riscos à construção da qualidade

Ano: 2016 | Volume: 6 | Número: 1
Autores: Aumeri Carlos Bampi. Jeferson Odair Diel.
Autor Correspondente: Aumeri Carlos Bampi | [email protected]

Palavras-chave: educação superior brasileira, políticas públicas, universidade, universalização, qualidade da educação

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este estudo faz uma reflexão sobre a educação superior brasileira contemporânea e analisa seu estado, os desafios para a universalização e a construção da qualidade. Para tanto, foi necessário observar as características e as peculiaridades das políticas públicas emanadas do período recente, em especial o que compreende as três últimas décadas. O estudo classifica-se como descritivo, retrospectivo baseado em revisão documental e de literatura. Quanto à técnica de coleta de dados, foram feitas buscas com palavras-chave e acesso a arquivos de documentos; quanto à análise dos dados, trata-se de leitura, análise crítica e dialética embasada em referencial teórico específico. Como resultado, aponta-se que é preciso repensar profundamente a educação brasileira, suas instituições de ensino superior e suas universidades, observando-as como componentes essenciais de um sistema educativo; não é estratégico ao país mantê-las como um conjunto de instituições desconexas e/ou somente justapostas por legislação. Pensar e remodelar a educação superior irá requerer uma forte reorganização das políticas públicas para a educação como um todo.



Resumo Espanhol:

Este estudio es una reflexión sobre la educación superior contemporánea brasileña y analiza su estado, desafíos para la universalización y construcción de la calidad. Por lo tanto, era necesario observar las características y peculiaridades de las políticas públicas que emanan de los últimos tiempos, que comprende especialmente las últimas tres décadas. El estudio se clasifica como descriptivo, retrospectivo basado en la revisión documental y literaria. En cuanto a la técnica de recolección de datos, las búsquedas se hacen con palabras clave y acceso en archivos y documentos; como el análisis de los datos, es la lectura, el análisis crítico y la dialéctica basada en marco teórico específico. Como resultado señala que es necesario repensar profundamente la educación brasileña, sus instituciones de educación superior y sus universidades, viéndolos como componentes esenciales de un sistema de educación; no es estratégica para el país para mantenerlos como un conjunto de instituciones inconexas y o yuxtapuesto solamente por la ley. Pensar y reformar la educación superior requerirá una fuerte reorganización de las políticas públicas para la educación en su conjunto.