Reflexões sobre as novas formas de conteúdo narrativo interativo para os games na TV Digital

Revista GEMInIS

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ISSN: 2179-1465
Editor Chefe: João Carlos Massarolo
Início Publicação: 31/10/2010
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Comunicação

Reflexões sobre as novas formas de conteúdo narrativo interativo para os games na TV Digital

Ano: 2013 | Volume: 4 | Número: 3
Autores: Patrícia Margarida Farias Coelho
Autor Correspondente: Patrícia Margarida Farias Coelho | [email protected]

Palavras-chave: Narrativas interativas, TV Digital, Games, Mídia, Comunicação

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Esta pesquisa é o resultado parcial de minha pesquisa de pós-doutoramento, em desenvolvimento, no Programa de pós-graduação do TIDD (Tecnologia da Inteligência e Design Digital), na PUC-SP, com o auxílio de fomenta da FAPESP.  Este artigo busca refletir: a) sobre as novas formas de conteúdo narrativo interativo criado para os games na TV Digital, b) sobre o comportamento do telespectador do século XXI e c) desenvolvimento do meio de comunicação – TV Digital. Dentre as novas formas de conteúdo desenvolvido para TV Digital destacamos os jogos por suas características lúdicas e interativas que são as que nos interessam compreender nesta pesquisa. Como arcabouço teórico nos ancoraremos em pesquisadores das mídias como: Jenkins (2009), Coelho (2012, 2011), Machado (2005), Medula (2006), Vilches, (2009, 2003), Cannito (2010), Santaella (2008) e Squirra e Fechine (2009). Dessa forma, este estudo tem como objetivo principal compreender como o conteúdo narrativo desses jogos estão sendo criados para seduzirem os telespectadores através das novas possibilidades lúdicas e interativas da TV Digital.



Resumo Inglês:

This research is the partial result of my postdoctoral research, under development, in the Graduate Program of TIDD (Technology of Intelligence and Digital Design), at PUC-SP, with the help of FAPESP. This article seeks to reflect: a) on the new forms of interactive narrative content created for games on Digital TV, b) on the behavior of the 21st century viewer and c) development of the means of communication - Digital TV. Among the new forms of content developed for Digital TV we highlight the games for their playful and interactive characteristics that are what we are interested in understanding in this research. As a theoretical framework we will anchor in the media researchers such as: Jenkins (2009), Coelho (2012, 2011), Machado (2005), Marula (2006), Vilches, (2009, 2003), Cannito and Squirra and Fechine (2009). Thus, this study has as main objective to understand how the narrative content of these games are being created to seduce the viewers through the new playful and interactive possibilities of Digital TV.