Reflexões sobre a representação dos territórios marginalizados no cinema nacional: cultura popular e identidades

Tríade:

Endereço:
Rodovia Raposo Tavares, km 92,5 - Vila Artura
Sorocaba / SP
18023-000
Site: http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php/triade/index
Telefone: (15) 2101-7008
ISSN: 2318-5694
Editor Chefe: Profa. Dra. Luciana Coutinho Pagliarini Souza
Início Publicação: 04/06/2013
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Comunicação

Reflexões sobre a representação dos territórios marginalizados no cinema nacional: cultura popular e identidades

Ano: 2017 | Volume: 5 | Número: 9
Autores: T. Postali, F. N. Akhras
Autor Correspondente: T. Postali | [email protected]

Palavras-chave: Documentário nacional. Representação. Favela. Periferia. Hip hop.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a representação dos territórios marginalizados no cinema brasileiro, especialmente no gênero documentário, que tem como proposta asserções sobre realidades. A partir da pesquisa bibliográfica, procuramos problematizar as representações sociais presentes no cinema nacional e apontar a necessidade de conteúdos que possam contribuir para produções que busquem retratar esses espaços de maneira menos taxativa e mais ética, voltadas para as realidades locais em seus vários aspectos. Assim, apresentamos o hip hop como um objeto cultural identitário que pode ser representado pelo cinema de modo que a produção audiovisual possa contribuir para a ressignificação desses espaços marginalizados, oferecendo subsídios para a valorização da cultura popular urbana.



Resumo Inglês:

Reflections about representation of marginalized territories in the national cinema: popular culture and identities. This paper aims to reflect upon the representation of marginalized territories within Brazilian cinema, especially in the documentary genre, whose proposal is assertions over realities. Based on the bibliographical research, we try to question social representations within the national cinema and point out the need for contents that can contribute to productions that seek to portray these spaces in a less stigmatizing and more ethical way, aimed at local realities in their various aspects. Thus, we present hip hop as an identity-cultural object that can be represented by the cinema so that audiovisual production is able to contribute to reframing these marginalized territories, by providing subsidies for the valorization of the urban popular culture.