Este artigo é resultado de um trabalho que investiga a relação entre os textos dos aprovados em Letras com a proposta de redação do vestibular 2014 da Universidade Federal da Grande Dourados, composta pelo tema e por fragmentos de textos motivacionais. Valemo-nos da concepção de linguagem dialógica de Bakhtin (2014 [1929]), da heterogeneidade constitutiva da escrita de Corrêa (2004) e das práticas de letramento de Street (2006), para propor quatro categorias de análise de dados (colcha de retalhos, transcrição reflexiva, reflexão crítica e acréscimo de novos elementos). Os dados analisados qualitativamente são reveladores de uma rede dialógica entre escreventes e suas práticas sociais, indicando que modelos escolares de “boa escrita” mediados por experiências de tradição extraescolar resultam em posicionamentos críticos. Ao conhecer melhor o estudante ingresso na Licenciatura, os indícios deixados na escrita fornecem subsídios para que os formadores (re)planejem o próprio modo de conduzir a produção de gêneros acadêmicos.
This text is a research’s paper’s result which investigates the dialogue among the texts of the approved in the Language and Literature graduation course concerning the composition’s theme and motivational texts, present in the proposal. We use Bakhtin’s (2014) dialogic language’s concept, Correa’s (2014) constitutive heterogeneity of writing, and Street’s (2006) literacy practices to propose four categories for data analysis, which we call patchwork quilt, reflexive transcription, critical reflection and new elements’ addition. The qualitatively analyzed data, representative of each of these categories, reveals a wide dialogic network between writers and their social and literacy practices, indicating that “good writing” school models mediated by extra-school tradition experiences result critical positions. By better understanding the student entering the undergraduate degree, the clues left in writing provide insights for professor to (re)plan their own way of conducting the academic genres ́s productions.