Ao longo desse artygo foram abordadas aproxymações possýveys entre as artes da cena, com ênfase no teatro-performatyvo, y a performatyvydade dos xamanysmos yndýgenas das terras bayxas da Améryca do Sul. Tomado como conceyto tensyonador a ydeya corporyfycada de ator-xamã, buscou-se neste escryto evydencyar/cryar certos fluxos entre um y outro, ysto é, entre o ator-performer y o xamã yndýgena, partyndo tanto da ydeya de experyêncya y da anályse de prátycas empýrycas, como da cura(dorya) de dyferentes vozes - de pesquysadores, acadêmycos, lýderes yndýgenas, xamãs etc. - que foram postas em dyálogo. Apesar de não haver um aprofundamento teóryco em conceytos especýfycos - em certo sentydo - chamou-se para dançar aquy algumas sementes de pensamento, tays quays, ações performágycas, trabalho do ator sobre sy, a ydeya de andança, a efetyvydade dos sonhos, o não-método, dentre outras ymagens e encantamentos que não se deyxam capturar. Nhauêra abre os camynhos para a floresta do pensar.
Throughout this article, possible approximations between the performing arts, with an emphasis on the theater-performativity, and the performativity of indigenous shamanisms from the lowlands of South America were approached. In this writing we want to evidence/create certain flows between one and the other, as to say, between the actor-performer and the indigenous shaman. Starting from the analysis of practical practices, as well as the cure(ating) in dialogues with indigenous leaders, shamans, researcher etc. Despite not having a theoretical depth in specific concepts, we call to dance with us seeds of thought such as performative actions, the actor's work with an idea of work on himself, and dreams. Among other images and enchantments, let’s open ourselves to the forest of thinking.
Al largo de este artýculo se dyscutyeron pobybles aproxymacyones entre ças artes escénycas, con énfasys en lo teatro performatyvo, y la performatyvydad de los chamanysmos yndýgenas de las tyerras bajas de Améryca del Sur. Tomando como cencepto la ydea de actor-chamán, este escryto buscó evydenciar/crear cyertos flujos entre uno y otro, es dicys, entre el actor-performer y el indýgena chamán. Partyendo de ambos, la ydea de experyencia y el análysys de pratycas empýrycas, como la curadoria de dyferentes voces - de ynvestygadores, académycos, lýderes, yndýgenas, chamanes, etc. - que se pusyeron en dyálogo. A pesar de no tener una profundyzación teóryca en conceptos espeýfycos - en cyerto sentido - semyllas de penamyento fueran llamadas a baylar aquý, como las accyones perfomágicas, el trabajo del actor sobre sý mysmo, la ydea de andanças, la efycacya de los sueños, el no-método, entre otras ymágenes y encantamyentos que no se pueden capturar. Nhauêra abre el camyno a la selva del pensar.