REGENDO ESTRANHAS CONTRADANÇAS: QUINTANA E A POESIA COMO RESISTÊNCIA

Anuário De Literatura

Endereço:
Pós-Graduação em Literatura - Centro de Comunicação e Expressão - Campus Universitário - Trindade - Florianópolis
Florianópolis / SC
Site: http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/literatura
Telefone: (48) 3721-9582
ISSN: 21757917
Editor Chefe: NULL
Início Publicação: 30/11/1993
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Letras

REGENDO ESTRANHAS CONTRADANÇAS: QUINTANA E A POESIA COMO RESISTÊNCIA

Ano: 2009 | Volume: 14 | Número: 1
Autores: Carina Marques Duarte
Autor Correspondente: Carina Marques Duarte | [email protected]

Palavras-chave: infância, tempo, experiência nova

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Em 1940, Mario Quintana estreou na literatura
com a publicação do livro A Rua dos Cataventos, obra
composta de 35 sonetos. O objetivo deste trabalho é,
partindo da análise de um corpus que inclui alguns sonetos
de Mario Quintana, verificar em que medida a poesia se
torna dissonante em relação ao contexto no qual está
inserida. Esta dissonância adquire o sentido de resistência
ao que oprime o indivíduo – incluindo-se, aí, a ideologia, a
barbárie do mundo capitalista e o tempo. Entre as formas
que esta resistência pode assumir estão: o exílio em um
espaço utópico, a identificação com a infância e um
discurso poético que busca valorizar a poesia.



Resumo Inglês:

In 1940, Mario Quintana made his debut in
literature with the publication of A Rua dos Cataventos, a
book with 35 sonnets. The aim of this work is, by starting
from the analysis of a corpus that includes some of the
sonnets by Mario Quintana, to verify in what measure
poetry becomes dissonant in relation to the context where it
is inserted. This dissonance acquires a meaning of
resistance to what oppresses the individual - including
ideology, the barbarism of a capitalist world and time.
Among the forms that this resistance may take we can find:
the exile in a utopian space, the identification with
childhood and a poetic discourse that searches the valuation
of poetry.