Regiões e totalidades nos textos de autores portugueses sobre escritos de história do Brasil (1942-1968)

Artcultura

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ISSN: 2178-3845
Editor Chefe: Adalberto Paranhos e Kátia Rodrigues Paranhos
Início Publicação: 28/02/1999
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: História

Regiões e totalidades nos textos de autores portugueses sobre escritos de história do Brasil (1942-1968)

Ano: 2014 | Volume: 16 | Número: 28
Autores: Elio Cantalicio Serpa, Ancelmo Schorner, José Adilçon Campigoto
Autor Correspondente: Elio Cantalicio Serpa | [email protected]

Palavras-chave: região; produção intelectual ; Portugal-Brasil.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O pressuposto certoniano básico utilizado na produção deste artigo consiste na tese de que o relato organiza o espaço. Trata-se, pois, de um estudo para discutir a relação entre mapa e percurso, região e lugar, controle e desvio, e de pensar a prática da crítica, deslocando o conceito de espaço para a noção de região. A intelectualidade portuguesa ligada à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra produziu quantidade considerável de textos em forma de crítica ou resenha, entre 1942 e 1968. Destaca-se o conjunto de análises e descrições a respeito de obras escritas por intelectuais brasileiros, material publicado nas páginas da revista Brasília e selecionado como objeto da discussão aqui efetuada. Nos primeiros anos de sua existência, esse periódico deu visibilidade, na secção destinada às críticas, à parte da produção intelectual brasileira resultante das comemorações do “Duplo Centenário”. Tais críticas demonstram como os critérios utilizados organizam lugares e constituem regiões.



Resumo Inglês:

The basic assumption for this article is that narratives organize spaces. Thus, this study discusses the relationship between maps and route, region and place, control and diversion, and reflects on critique by shifting the concept of space onto the notion of region. The Portuguese intelligentsia associated with the Language School of Coimba University between 1942 and 1968 produced a considerable amount of critic texts. There is an outstanding set of analyses and descriptions of work by Brazilian authors, articles published in the Brasilia magazine, which are discussed here. In its early years, the magazine disseminated, in its critic section, Brazilian intellectual production from the “Double Centenary” celebrations. Such critiques show how the criteria used organize places and constitute regions.