Regras e Comportamentos sociais no Tratado do Amor Cortês de André Capelão (Séc. XII )

Ponta de Lança

Endereço:
Cidade Universitária Prof. José Aloísio de Campos - Av. Marechal Rondon, s/n - Departamento de História - Sala 5 - Rosa Elze
São Cristóvão / SE
49000-100
Site: https://seer.ufs.br/index.php/pontadelanca/index
Telefone: (79) 8826-1803
ISSN: 1982-193X
Editor Chefe: Antônio Fernando de Araújo Sá
Início Publicação: 30/09/2007
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Antropologia, Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Filosofia, Área de Estudo: Geografia, Área de Estudo: História, Área de Estudo: Sociologia, Área de Estudo: Artes, Área de Estudo: Letras, Área de Estudo: Multidisciplinar, Área de Estudo: Multidisciplinar

Regras e Comportamentos sociais no Tratado do Amor Cortês de André Capelão (Séc. XII )

Ano: 2018 | Volume: 12 | Número: 23
Autores: Luciano José Vianna
Autor Correspondente: Luciano José Vianna | [email protected]

Palavras-chave: Representação feminina, amor cortês, Tratado do Amor Cortês, de André Capelão.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Neste artigo trataremos sobre alguns aspectos da obra Tratado do Amor Cortês de André Capelão. Nosso objetivo é analisar a representação feminina na obra de André Capelão, observando como o autor analisa as regras e comportamentos sociais. Além disso, também observaremos a participação da mulher na narrativa, principalmente observando-a no contexto da condução do amor cortês. Como aporte teórico, utilizaremos a perspectiva de Gabrielle M. Spiegel, a qual afirma que todo estudo historiográfico que tenha a perspectiva texto-contexto deve considerar que os textos ocupam determinados espaços sociais como produtos do mundo social de seus autores na qualidade de agentes textuais e refletem e geram realidades sociais, contém um conjunto de representações que se originam no contexto social e nas redes de comunicação em que foram elaborados, e devem ser analisados destacando o momento de sua criação, ou seja, o momento em que o mundo histórico foi internalizado no texto. Podemos concluir que a representação feminina que aparece na narrativa do Tratado do Amor Cortês obedece a uma influência contextual na qual seu autor estava imbuído ao refletir sobre os diversos estratos sociais e suas (diferentes e limitadas) relações com o amor.