Regras existem para serem quebradas, ou o Menuetto da Op. 2, Nº 1, de Beethoven

Revista Orfeu

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ISSN: 2525-5304
Editor Chefe: Guilherme Antonio Sauerbronn de Barros, Teresa Mateiro
Início Publicação: 01/06/2016
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Artes

Regras existem para serem quebradas, ou o Menuetto da Op. 2, Nº 1, de Beethoven

Ano: 2021 | Volume: 6 | Número: 3
Autores: L. Poundie Burstein
Autor Correspondente: L. Poundie Burstein | [email protected]

Palavras-chave: Beethoven, motive, Schenkerian Analysis, Tonwille

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Um gesto marcante aparece no clímax da primeira frase do Menuetto da Sonata para Piano em Fá menor, Op. 2, No.1 de Ludwig van Beethoven. Este gesto motívico, que pode ser entendido como derivado da manipulação de procedimentos contrapontísticos padrão, tem ramificações inusitadas que afetam profundamente a estrutura e a narrativa de todo o movimento. Estas características são exploradas com a ajuda de procedimentos analíticos schenkerianos, e a análise é então comparada a uma interpretação deste mesmo movimento por Heinrich Schenker.



Resumo Inglês:

A striking gesture appears at the climax of the first phrase of the Menuetto from Ludwig van Beethoven’s Sonata for Piano in F minor, Op. 2, No. 1. This motivic gesture, which may be understood as derived from manipulation of standard voice-leading procedures, has intriguing ramifications that deeply affect the structure and narrative of the entire movement. These features are explored with the aid of Schenkerian analytic procedures, and the analysis is then compared to an interpretation of this same movement by Heinrich Schenker.