Este texto crÃtico analisa a cena poética do poema “A máquina do mundo†de Carlos Drummond de Andrade de 1949 em 2010. Para isso revisitamos a correspondência entre Mário de Andrade e Drummond apontando possÃveis diálogos com a obra poética drummondiana. Para completar a confecção deste bordado, finalizamos com uma aproximação temática e biográfica com El Aleph de Jorge Luis Borges. Caminhando entre a seriedade de um texto acadêmico, a textualidade poética e um certo tom de blague, a tarefa de crÃtico literário é pensada entre uma análise e outra como pano de fundo textual. O punctum e o studium pensados por Roland Barthes em Câmara Clara são usados como motivação poética/analÃtica/textual.
This critical text analyses in 2010 the poetic scene of the poem “A máquina do mundo†written by Carlos Drummond de Andrade in 1949. In order to do so we revisit the correspondence between Mário de Andrade and Drummond pointing out possible dialogs with Drummond`s poetic work. And to conclude the confection of this embroidery, a thematical and biographical approach to “El Aleph†by Jorge Luis Borges. Walking between the seriousness of an academic text, the poetic textuality and a certain shade of blague, a literary critic`s task is thought between one analysis and the other like a textual background. The punctum and the studium thought by Roland Barthes in “Camera Clara†serve as a poetic/analytic/textual motivation.