RELAÇÃO ENSINO E APRENDIZAGEM: ELABORAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS POR ESTUDANTES DE TECNOLOGIA EM AGROECOLOGIA DO IFPA-CAMPUS BREVES, NA ILHA DO MARAJÓ, PARÁ

Revista de Estudos em Educação e Diversidade

Endereço:
Estrada do Bem Querer, km 04 - Campus Universitário
Vitória da Conquista / BA
45083-900
Site: http://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/
Telefone: (77) 3261-8663
ISSN: 2675-6889
Editor Chefe: Lúcia Gracia Ferreira Trindade, Rita de Cássia S. N. Ferraz e Roselane Duarte Ferraz
Início Publicação: 01/07/2020
Periodicidade: Trimestral
Área de Estudo: Ciências Biológicas, Área de Estudo: Ciências da Saúde, Área de Estudo: Ciências Exatas, Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar

RELAÇÃO ENSINO E APRENDIZAGEM: ELABORAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS POR ESTUDANTES DE TECNOLOGIA EM AGROECOLOGIA DO IFPA-CAMPUS BREVES, NA ILHA DO MARAJÓ, PARÁ

Ano: 2021 | Volume: 2 | Número: 6
Autores: Acenet Andrade da Silva, Wagner Luiz Nascimento do Nascimento
Autor Correspondente: Acenet Andrade da Silva | [email protected]

Palavras-chave: Educação do Campo. Ludicidade. Saber fazer. Transdisciplinaridade.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este trabalho tem como objetivo descrever a elaboração de jogos educativos (protótipo), mostrando a relação da agroecologia junto a educação ambiental, pelos educandos (as) marajoara, de ensino remoto, do Curso superior em Tecnologia em Agroecologia, na disciplina de Educação e Agroecologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará -Campus Breves. Os Estudantes foram divididos em grupos, os quais tinham que buscar estudar sobre um determinado jogo, adequar ele para a disciplina e (re) construir esse jogo com um olhar na sustentabilidade para dialogar com a educação infantil da rede municipal de Breves. De forma lúdica/brincando, e também educativa/formativa. Ao todo foram elaborados 7 jogos didáticos, sendo eles: 3 jogos de tabuleiros (Dama Sustentável; Trilha Agroecológica e Caminho da Sustentabilidade); 2 quebra cabeças; 1 jogo da memória Agroecológico; e 2 maquetes (Degradação e Sustentabilidade). Concluiu-se que a elaboração dos jogos uma importante ferramenta para o ensino aprendizado do educando (a) do curso agroecologia Tecnologia tanto em nível superior ao ensino fundamental, pois despertar nos educandos a importância da discussão sobre a Agroecologia no Arquipélago do Marajó.



Resumo Inglês:

This work aims to describe the development of educational games (prototype), showing the relationship of agroecology with environmental education, by marajoara students, from remote education, from the Higher Course in Technology in Agroecology, in the discipline of Education and Agroecology of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Pará -Brief Campus. Students were divided into groups, which had to seek to study a certain game, adapt it to the discipline and (re)build this game witha view to sustainability in order to dialogue with children's education in the municipal network of Breves. In a playful/playing way, and also educational/formative. In all, 7 educational games were developed, namely: 3 board games (Sustainable Lady; Agroecological Trail and Sustainability Path); 2 puzzles; 1 Agroecological memory game; and 2 models (Degradation and Sustainability). It was concluded that the development of games is an important tool for the teaching and learning of the student of the Agroecology Technology course, both at higher than elementary school level, as it awakens in students the importance of discussing Agroecology in the Marajó Archipelago.



Resumo Espanhol:

Este trabajo tiene como objetivo describir el desarrollo de juegos educativos (prototipo), mostrando la relación de la agroecología con la educación ambiental, por estudiantes marajoara, desde educación remota, del Curso Superior de Tecnología en Agroecología, en la asignatura de Educación y Agroecología de el Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología de Pará -Campus Breves. Los alumnos se dividieron en grupos, que debían buscar estudiar un determinado juego, adaptarlo a la disciplina y (re) construir este juego con miras a la sostenibilidad para dialogar con la educación infantil en la red municipal de Breves. De forma lúdica / lúdica, y también educativa / formativa. En total, se desarrollaron 7 juegos educativos, a saber: 3 juegos de mesa (Dama Sostenible; Sendero Agroecológico y Sendero Sustentabilidad); 2 rompecabezas; 1 Juego de memoria agroecológica; y 2 modelos (Degradación y Sostenibilidad). Se concluyó que el desarrollo de juegos es una herramienta importante para la enseñanza y el aprendizaje del alumno en el curso de Tecnología Agroecológica, tanto a un nivel superior al de la escuela primaria, ya que despierta en los alumnos la importancia de discutir la Agroecología en el Marajó. Archipiélago.