Este artigo desenvolve a leitura de três contos de A legião estrangeira, de Clarice Lispector: “Macacosâ€, “Tentação†e “A legião estrangeiraâ€. Nele, busca-se debater como a figuração de animais revela-se elemento importante no projeto estético de Clarice Lispector. Nesse sentido, observo que os animais agem como gatilhos que operam no descentramento da composição de personagens humanas, além de estarem envolvidos em impasses de ordem ética que estão implicados no relacionamento entre sujeito e alteridade. Parte-se de um questionamento da recepção que Hélène Cixous realizou da obra clariciana no que diz respeito aos limites na relação com o outro, especialmente nos ensaios “Clarice Lispector: The Approach†e “Reaching the Point of Wheat, or A Portrait of the Artist as a Maturing Womanâ€. Para tanto, recorro à fundamentação crÃtica de Marta Peixoto e de Anna Klobucka na abordagem reflexiva de textos de Cixous e de Lispector. Por fim, discutem-se especificamente os contos da coletânea de 1964.
This essay approaches three short stories in A legião estrangeira, by Clarice Lispector: “Macacosâ€, “Tentaçãoâ€, and “A legião estrangeiraâ€. My goal is to discuss how the depiction of animals plays an important role in Lispector’s works. Animals trigger twists in the emotional composition of human characters in the stories. Also, they are frequently involved in ethical issues concerned in the relationship between subject and otherness in Lispector’s fiction. First in the essay, there is a questioning about Hélène Cixous’ reception of Lispectorian work, especially in the matter of limits implied in the relationships between the “I†and “the other†in the essays “Clarice Lispector: The Approach†and “Reaching the Point of Wheat, or A Portrait of the Artist as a Maturing Womanâ€. Next, the essay recurs to the critics Marta Peixoto and Anna Klobucka in order to understand Cixous’ reception of Lispector. Finally, it focuses on three of the short stories from the 1964 selection.