Num diálogo com Schleiermacher e Vattimo, ambos representantes da hermenêutica e do estudo religioso e teológico, este artigo busca explicitar algumas características de ambos para o fazer teológico contemporâneo, conscientizando-o da historicidade das estruturas linguisticamente construídas, ou seja, das visões de mundo. Não obstante, o intento central é expandir a própria noção de vida religiosa, integrada pela espiritualidade (como vivência expressiva do ser) e a teologia (como existência significativa do pensar), conscientemente subjetivando-a, mas explicitando sua inserção numa tradição, numa comunidade e numa sociedade. Após uma exposição das contribuições da filosofia hermenêutica, faz-se uma análise desses dois pensadores e como eles se posicionam na construção de uma reflexão sobre os temas da religião e teologia de forma a dinamizar a vida religiosa na busca por novas significações simbólicas e libertadoras na distorção e superação metafísica.
In a dialogue with Schleiermacher and Vattimo, both representatives of hermeneutics and the religious and theological study, this article seeks to make some characteristics of both explicit for the contemporary theological doing, making it aware of the historicity of the linguistically constructed structures, that is, the worldviews. Nonetheless, the main intent is to expand the notion of religious life itself, integrated by spirituality (as expressive living of being) and theology (as meaningful existence of thinking), consciously subjectifying it, but explicating its insertion in a tradition, in a community and in a society. After an exposition of the contributions from hermeneutical philosophy, there is an analysis of these two thinkers and how they are positioned in the construction of a reflection on the themes of religion and theology turning the religious life dynamic in the search for new symbolic and liberating significations in the metaphysical distortion and suppuration.