O tema da pesquisa de que trata este artigo é a relação indivÃduo–música nas práticas de
um projeto social. Seu objetivo geral foi investigá-la na dimensão dos significados musicais
(Green , 1988; 2008) e, especificamente, compreender: 1) de que forma os significados interssônicos
e delineados emergiam nas práticas do projeto; 2) como eles eram vivenciados;
e 3) se e como eles eram integrados nessas práticas. Os conceitos de significado musical —
interssônico e delineado (Green , 1988; 2008) — formaram o referencial teórico da pesquisa.
A metodologia teve abordagem qualitativa (Bogdan e Biklen , 1994), e optou-se pela estratégia
do estudo de caso (Yin , 2005). A coleta de dados se deu com observações-participantes
(Vianna , 2007) e entrevistas semiestruturadas individuais (Szymanski , 2004). A forte relação
entre cena e música evidenciou significados delineados. Os “ensaios só da música†focavam
em diversos elementos musicais, associados com significados interssônicos. A união entre
movimentação e música foi uma forma de integrar os dois significados numa experiência de
celebração que é a mais propÃcia para ações de educação musical (Green , 1988; 2008).
The relationship between individual and music in the practices of a social project is the subject
of a research that aimed at investigating it in the musical meaning dimension (Green , 1988;
2008) and specifically to understand: 1) how inter-sonic and delineated meanings emerged
from the project practices; 2) how they were lived deeply; and 3) if and how they were integrated
in these practices. The concepts of musical meaning — inter-sonic and delineated (Green ,
1988; 2008) — had formed the theoretical reference of the research. It has followed qualitative
approach’s methodological procedures (Bogdan and Biklen , 1994) and the case study strategy
(Yin , 2005). Data came from participant observations (Vianna , 2007) and semi-structured
individual interviews (Szymanski , 2004). The strong relation between scene and music evidenced
the delineated meanings. The so-called just-song rehearsal focused on diverse musical
elements, linked with inter-sonic meanings. The union between movement and music was
a way of integrating the two meanings in a celebration experience that is the most propitious to
the music education actions (Green , 1988; 2008).