Relações de gênero na história da recepção: o olhar de Antônio Conselheiro sobre Maria das Dores

Mandrágora

Endereço:
Rua do Sacramento - n 230 - Rudge Ramos
São Bernardo do Campo / SP
09640-000
Site: https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/MA/index
Telefone: (11) 4366-5537
ISSN: 2176-0985
Editor Chefe: Sandra Duarte de Souza
Início Publicação: 01/02/1994
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Ciência política, Área de Estudo: Psicologia, Área de Estudo: Sociologia, Área de Estudo: Teologia

Relações de gênero na história da recepção: o olhar de Antônio Conselheiro sobre Maria das Dores

Ano: 2013 | Volume: 19 | Número: Não se aplica
Autores: D. V. B. de Lima, C. T. Lemos
Autor Correspondente: C. T. Lemos | [email protected]

Palavras-chave: Hermenêutica da recepção, gênero, Maria das Dores, Antônio Conselheiro

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente trabalho tem como objetivo analisar como a concepção de Maria, entendida como a "Maria das Dores", serviu como modelo de mulher para Antônio Vicente Mendes Maciel, mais conhecido como Conselheiro. O motivo para tal escolha é que, em um de seus discursos, Conselheiro a menciona como exemplo de vida e modelo incorruptível de mulher. Para tanto, tomando o gênero como categoria de análise, será observado o discurso do religioso sobre a figura de Maria como modelo arquetipal de mulher e como fundamentadora da visão patriarcal e androcêntrica da época. Tal análise dar-se-á em diálogo com o contexto histórico de Conselheiro a fim de se compreender em qual contexto o religioso está inserido e de que forma Maria, vista por ele como a Maria das Dores, é destacada como exemplo de mulher sensível ao sofrimento da pobreza e da calamidade, atuando em obediência e silêncio, mas sem recuar perante as dificuldades.



Resumo Inglês:

This paper aims to analyze how the conception of Maria, understood as “Maria das Dores”, served as a women’s model for Antonio Vicente Mendes Maciel, best known as Conselheiro. The reason for this choice is that in one of his speeches, Conselheiro mentions as an example of life and imperishable model of woman. Therefore, taking gender as a category of analysis, will observed o speech on religious figure ohMaria that archetypal model of how women that androcentric and patriarchal based view of the time. Such analysis will be in dialogue with the historical context of Conselheiro in order to understand the religious context in which it is inserted and how Maria, seen by him as Mary of Sorrows, is highlighted as an example of a woman sensitive to the suffering of poverty and calamity, acting in obedience and silence, but not shy away from the difficulties.