O artigo é resultado de uma pesquisa bibliográfica (2016-2017) que trata do ensino da literatura na escola em suas relações com a arte e a cultura, no contexto de uma abordagem transdisciplinar da poesia Retrato de Família de Carlos Drummond de Andrade e da pintura Os Retirantes de Cândido Portinari. Em relação aos fundamentos metodológicos, trata-se de uma pesquisa qualitativa que trabalha com significados (MINAYO, 1994), possibilitando a atribuição de sentidos aos signos verbais e aos signos pictóricos. Apoia-se teoricamente em autores como Arendt, Barthes, Benjamim, Chartier, Lajolo e outros. Os resultados da análise mostraram que a abordagem transdisciplinar pode favorecer o ensino da literatura de maneira a possibilitar a interpretação do texto verbal e do texto-imagem para além da aparência, de maneira a desvelar a realidade sociocultural materializada nesses objetos artísticos. Conclui-se que o trabalho pedagógico na perspectiva transdisciplinar pode partir da leitura verbal das imagens e da leitura imagística da poesia, de forma a intercruzar essas linguagens no ensino da literatura em diálogo com a arte e a cultura, pondo em evidência a significação do texto e/ou da imagem para além de sua imediaticidade, na realidade em que se materializa.
The article is the result of a bibliographical research (2016-2017) that deals with the teaching of literature in the school in its relations with art and culture, in the context of a transdisciplinary approach of Carlos Drummond de Andrade's Portrait of Family and Painting The Retirantes de Cândido Portinari. In relation to the methodological foundations, it is a qualitative research that works with meanings (MINAYO, 1994), allowing the attribution of meanings to verbal signs and pictorial signs. It is theoretically based on authors Arendt, Barthes, Benjamin, Chartier, Lajolo and others. The results of the analysis showed that the transdisciplinary approach could favour the teaching of literature to enable the interpretation of verbal text and text-image beyond appearance, in order to unveil the socio-cultural reality materialized in these artistic objects. It is concluded that the pedagogical work in the transdisciplinary perspective can start from the verbal reading of images and the imagistic reading of poetry, in order to cross-link these languages in the teaching of literature in dialogue with art and culture, highlighting the meaning of the text and / or the image beyond its immediacy, in the reality in which it materializes.