Relato da criação de arranjos para violão e voz a partir de matrizes Afro-brasileiras encontradas em Mário de Andrade

DAPesquisa

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ISSN: 1808-3129
Editor Chefe: Monique Vandresen
Início Publicação: 01/01/2006
Periodicidade: Diário
Área de Estudo: Artes

Relato da criação de arranjos para violão e voz a partir de matrizes Afro-brasileiras encontradas em Mário de Andrade

Ano: 2011 | Volume: 6 | Número: 8
Autores: Jylson J. Martins Junior, Luiz Henrique Fiaminghi
Autor Correspondente: Jylson J. Martins Jr | [email protected]

Palavras-chave: Mário de Andrade, música afro-brasileira, violão e voz

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este trabalho descreve uma pesquisa na área da Etnomusicologia, através da problematização da essência das músicas dos rituais religiosos afro-brasileiros por um viés fenomenológico. A metodologia dividiu-se entre as leituras dos textos, audições de registros fonográficos e, também, do estudo dos registros musicais das músicas dos rituais do candomblé, a partir das notações contidas em obras de Mário de Andrade. Posteriormente, houve a interpretação destas músicas, utilizando-se do violão e da voz como meios de releitura deste material. A resultante deste processo culminou com dois arranjos do canto de Oxalá e, os registros desta experiência, corroboraram no processo. Como conclusão, percebe-se que a aproximação de fazeres musicais se dá de muitas maneiras e, através do convívio social e musical, revelando-se também importantes elementos no processo de formação da identidade brasileira



Resumo Inglês:

This paper reports a research in the field of Ethnomusicology through a phenomenological approach that problematizes the essence of the Afro-Brazilian religious music. The methodology consisted of text readings, phonographic register listening, and studies of the music of candomblé rites in the musical sources found in Mário de Andrade works. In a second moment, these songs were interpreted and arranged with guitar and voice, and one of them, Oxalá’s song, was notated in two versions. As a conclusion, we observe that musical creation takes place in several different ways, and musical and social gatherings are considered important elements in the process of the formation of the Brazilian identity.