Na atual discussão sobre a importância de equilibrar a necessidade humana de intervir
sobre a natureza com a nossa responsabilidade na preservação da vida no planeta, as
chamadas religiões da terra ou religiões da natureza aportam uma contribuição
fundamental. Visando explorar essas relações, este artigo discute o impacto causado
pelo processo de dessacralização do mundo na percepção do homem em relação ao
mundo natural. Nesta linha, contrapõe a atitude teÃsta (caracterÃstica das chamadas
“religiões do livroâ€) à perspectiva cosmobiológica presente nas religiões da terra. Em
seguida, o texto explora a concepção anÃmica de natureza e de mundo, compartilhada
por essas últimas, destacando a sua concepção de uma natureza viva e a intuição de
um parentesco entre o homem e os demais seres. Como exemplos desta postura, o
texto apresenta algumas caracterÃsticas presentes tanto nas religiões afro-brasileiras
quanto nas tradições neo-pagãs. A guisa de conclusão apresenta uma reflexão sobre
as relações entre religião e ambientalismo e sobre a possÃvel contribuição que a
cosmovisão presente nas religiões da terra pode trazer para o movimento ecológico.
In the present discussion on the importance of balancing the human need for
intervening in Nature with our responsibility to preserve life on the Planet, the socalled
Earth Religions or Nature Religions play a fundamental role. With a view to
exploring these relationships, this paper discusses the impact caused by the process of
desacralising the human beings perception of the world in relation to Nature. Along
these lines, the theistic attitude (characteristic of the so-called Book Religions) is
opposed to the cosmobiological perspective, present in the Earth Religions. Following
on this, the paper explores the animistic concept of Nature and the World shared by
these religions. Furthermore, this work addresses to the animic conception of nature
and world, shared by the cosmobiologic perspective, highlighting its conception of a
live nature and the feeling of a bond between all live been as well as humans. With
some example, the work shows some characteristics shared by the afrobrazilian
religions and neopaganist traditions. To conclude, we present a reflection on the
relationship between Religion and Environmentalism and on the possible contribution
that the cosmovision present in the Earth Religions may bring to the Ecology
Movement.