O texto tem por objetivo investigar a religiosidade presente no folguedo do boi, uma das manifestações mais ricas do folclore brasileiro. Foram realizadas pesquisas de campo, bem como análise documental e bibliográfica acerca do bumba-meu-boi em São Luiz (MA), boi-bumbá em Parintins (AM) e Guajará-Mirim (RO), além do boi-de-mamão no litoral dos estados do Paraná e de Santa Catarina. O folguedo revela os atributos culturais de cada região e, enquanto criação coletiva é capaz de exprimir os sentidos que os sujeitos atribuem na sua relação com o espaço vivido e a natureza. No cotidiano dos artistas populares, a riqueza de suas vivências espaciais é contada e cantada nas múltiplas narrativas do folguedo. O mito da morte e ressurreição do boi é um tema que representa o ciclo da continuidade e aparece pelo país por meio de variações regionais, e também em escala local. A religiosidade se mescla à alegria e exuberância da festa, onde os atores sociais projetam suas visões de mundo e constroem suas concepções de identidade
The text aims to investigate the religiosity present in the party of the ox, one of the richest manifestations of Brazilian folklore. Field surveys were carried out, as well as documentary and bibliographic analysis about bumba-meu-boi in Maranhão, boi-bumbá in Amazonas, boi-de-mamão in Paraná and Santa Catarina. The party reveals the cultural attributes of each region and, while collective creation, is able to express the senses that subjects assign on his relationship with the space lived and nature. In the daily life of popular artists, its spatial experiences is told and sung in party’s multiple narratives: the myth of the death and resurrection of the ox is a theme that represents the cycle of continuity and appears by the country with local variations. The religiosity that merges the joy and exuberance of the party, and the social actors design their worldviews and build their conceptions of identity.