O debate sobre a performance surge entre os temas atuais da educação como ação que fazemos através de um processo discursivo, que converge para uma estética corporificada no agir, cujo poder linguÃstico-expressivo é descentrado no trabalho pedagógico. Nesta abordagem, a performance configura-se como uma expressão refinada de comunicação, um elemento de troca intersubjetiva para se fazer entender nas esferas artÃsticas, filosóficas e pedagógicas, facilitando as conversações, criando laços, aproximando os sujeitos e embelezando a vida e a arte de educar. O trabalho trata dos efeitos da performance na educação, buscando romper com a racionalidade técnica das verticalidades mercadológicas e impulsionar a dimensão plural do devir linguÃstico criador de sentidos à realização humana, que é o próprio uso expressivo das palavras nas diferentes atuações. Trata-se de uma retomada da performance pelo caminho da inspiração hermenêutica, que permite sair de certos mecanismos operacionais destituÃdos de subjetividade para criar possibilidades estético-discursivas, cujas expressões sensÃveis e valorativas passam pela alteridade e pelo reconhecimento das diferenças. A pesquisa se vale de contribuições de pensadores que, mesmo não tendo se debruçado profundamente sobre a questão, souberam formular interrogações que dizem respeito ao agir humano, ao desempenho linguÃstico e a atitude performática. A performance na perspectiva do uso comunicativo agrega todos os produtos da cultura, da arte, da vida cotidiana, da literatura, do cinema, como elementos linguÃsticos para encontrarmos respostas aos obstáculos do mundo e à s necessidades intrÃnsecas da formação educativa, englobando as racionalidades do mundo objetivo, social e subjetivo.
Performance appears as a refined expression of communication, an element of intersubjective exchange to be understood in artistic, philosophical and pedagogical spheres in order to facilitate discussions, create bonds, and approximate subjects in the art of educating. It is a retaking of performance through the hermeneutical inspiration, which allows exits from certain operational mechanisms deprived of subjectivity in order to create aestheticdiscursive possibilities. The performance from the perspective of communicative use aggregates all products of culture, arts, daily life, literature and cinema as linguistic elements to find answers to the world’s obstacles and the intrinsic needs of educative formation.