Este artigo propõe-se a refletir a importância das fontes de pesquisa em artes cênicas, principalmente, sobre artes circenses, e, a partir de então, apresentar e analisar o uso de fontes literárias nas representações sobre circo. Para isso, lança um olhar acerca da obra Chapadão do Bugre, de Mário Palmério, escritor mineiro, que, em vasta obra retrata a vida nos rincões de Minas Gerais. Em sua narrativa, o autor soube tematizar a chegada do circo, num distante povoado, e, assim, por meio de uma representação literária, aproximar-se de temas debatidos em pesquisas sobre história circense.
This article proposes to reflect on the importance of research sources in performing arts, mainly on circus arts, and, from then on, present and analyze the use of literary sources in representations about circus. For this, it takes a look at the work Chapadão do Bugre, by Mário Palmério, a writer from Minas Gerais, who, in a vast work, portrays life in the corners of Minas Gerais. In his narrative, the author knew how to thematize the arrival of the circus, in a distant town, and thus, through a literary representation, approach themes debated in research on circus history.
Este artículo se propone reflexionar sobre la importancia de las fuentes de investigación en las artes escénicas, principalmente en las artes circenses, y, a partir de ahí, presentar y analizar el uso de las fuentes literarias en las representaciones sobre el circo. Para eso, toma como referencia la obra Chapadão do Bugre, de Mario Palmério, escritor de Minas Gerais, quien, en una vasta obra, retrata la vida en los rincones de Minas Gerais. En su narrativa, el autor supo tematizar la llegada del circo, en un pueblo lejano, y así, a través de una representación literaria, abordar temas debatidos en investigaciones sobre la historia del circo.