A representação da cidade de São Paulo no filme ensaio sobre a cegueira: distopia, não-cidade ou cidade global?

Iniciação Revista de Iniciação Científica Tecnológica e Artística

Endereço:
Centro Universitário Senac Santo Amaro Av. Eng. Eusébio Stevaux, 823 – Biblioteca, sala 21
São Paulo / SP
04696-000
Site: http://www1.sp.senac.br/hotsites/blogs/revistainiciacao/
Telefone: (11) 5682-7622
ISSN: 2179-474X
Editor Chefe: Romero Tori
Início Publicação: 31/12/2009
Periodicidade: Anual
Área de Estudo: Multidisciplinar

A representação da cidade de São Paulo no filme ensaio sobre a cegueira: distopia, não-cidade ou cidade global?

Ano: 2015 | Volume: 5 | Número: 1
Autores: Daniela Ciarvi Martins e Ralf José Castanheira Flôres
Autor Correspondente: Daniela Ciarvi Martins | [email protected]

Palavras-chave: cidade, São Paulo, cinema, arquitetura, cidade cenográfica, representações, distopia, cidade global.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Esse artigo analisa as relações entre cidade, cinema, sociedade,
arquitetura, espaço e os conceitos de distopia, cidade global e não-cidade, tendo
como estudo de caso a cidade de São Paulo e seu uso no filme “Ensaio sobre a
cegueira”, de Fernando Meirelles.



Resumo Inglês:

This paper analyzes the relations between the city, cinema, society,
architecture, space and the concepts of dystopia, global city and non-city, using as an
example the city of Sao Paulo and its use on the film “Blindness”, by Fernando
Meirelles.