Este artigo tem por objetivo estudar o significado de Corumbá nos poemas do livro Poemas Concebidos Sem Pecado (1937), de Manoel de Barros, tendo por referencial teórico Bachelard, em Poética do Espaço, e as noções básicas sobre o tema coligidas por Massaud Moisés, em A criação literária: Poesia. Fizemos, para alcançar tal objetivo, levantamento bibliográfico da fortuna crítica do poeta, além de análise dos poemas que compõe sua primeira obra. A conclusão alcançada aponta para a ideia de que a cidade, na poesia de Manoel de Barros, se apresenta como a primeira casa do poeta, o que Bachelard define como O país da infância.
This article aims to study the meaning of Corumbá in the poems of the book Poemas Concebidos Sem Pecado, by Manoel de Barros, with Bachelard's theoretical reference in Poética do Espaço and the basic notions on the subject collected by Massaud Moisés in A criação literária: Poesia. In order to reach this objective, a bibliographical survey of the poet’s wealth of critical acclaim was made, as well as an analysis of the poems that make up his first work. The conclusion reached points to the idea that the city, in the poetry of Barriana, presents itself as the poet's first house, which Bachelard defines as The country of childhood.
Este artículo tiene por objeto estudiar el significado de Corumbá en los poemas del libro Poemas Concebidos Sem Pecado, de Manoel de Barros, teniendo por referencial teórico Bachelard en Poética do Espaço y las nociones básicas sobre el tema recogidas por Massaud Moisés en A criação literária: Poesia. Para alcanzar tal objetivo se hizo un levantamiento bibliográfico del poeta, además de análisis de los poemas que compone su primera obra. La conclusión alcanzada apunta a la idea de que la ciudad, en la poesía barriana, se presenta como la primera casa del poeta, lo que Bachelard define como El país de la infancia.