Traçamos as particularidades das protagonistas dos seguintes contos
de Luiz Vilela: “Nosso dia†e “Vazioâ€, de Tremor de terra (1967), “Catástrofeâ€, de A
cabeça (2002), e “Era aquiâ€, de Você Verá (2013). Em “Nosso diaâ€, temos o
espaço patriarcal de personagem feminina submissa ao marido. Em “Vazioâ€, o
descompasso entre homem e mulher é representado de forma trágica. Em
“Catástrofeâ€, a voz feminina acaba por prevalecer. No conto “Era aquiâ€, há
mensagem de esperança na possibilidade de convivência entre homem e mulher.
Os contos, a nosso ver, retratam a trajetória do feminino na sociedade ocidental
no século XX. Para traçar tal percurso, recorremos a estudos históricos e
sociológicos, sob a ótica de que o feminismo acarretou profundas modificações
nas teorias sociais, nas ciências humanas e na organização da sociedade,
questionando papeis e conceitos cristalizados. O conto de Luiz Vilela ficcionaliza
esse múltiplo universo.
We draw the particularities of the protagonists Luiz Vilela’s short-stories:
"Nosso dia" and "Vazio", from Tremor de Terra (1967), "Catástrofe", from A
cabeça (2002) and "Era aquiâ€, from Você Verá (2013). In "Nosso dia" narrative we
have the patriarchal space in which the female character is submissive to her
husband. In "Vazio" the mismatch between men and women is represented
tragically. In "Catástrofe", the female voice prevails. In the short-story "Era aqui"
there is message of hope in the possibility of coexistence between man and
woman. Those stories in our view portray the feminine trajectory in occidental
society in the twentieth century. To trace this way, we resort to historical and
sociological studies from the perspective that show how feminism has brought
high changes in social theories, in the human sciences and in the social
organization, making social roles and crystallized concepts questioned. Luiz
Vilela’s short-stories fictionalizes this multiple universe.