A representação do imigrante judeu na literatura pós-moderna rio-grandense

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ISSN: 2526-6543
Editor Chefe: Fernando Mattiolli Vieira
Início Publicação: 01/03/2017
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: História

A representação do imigrante judeu na literatura pós-moderna rio-grandense

Ano: 2019 | Volume: 3 | Número: 2
Autores: R. M. Neumann, G. E. Z. Rodrigues
Autor Correspondente: R. M. Neumann | [email protected]

Palavras-chave: Imigração judaica, Representação, Cágada, O exército de um homem só.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O artigo trata da representação do imigrante judeu na literatura rio-grandense pós-moderna, situando-se na fronteira entre a Literatura e a História. Estuda-se a temática nas obras Cágada, de Mársico, publicada em 1974, que tem como cenário a Fazenda Quatro Irmãos, em Erechim, norte do Rio Grande do Sul; e a obra O exército de um homem só, de Scliar, publicada em 1973, ambientada no bairro Bom Fim, em Porto Alegre. Compara-se nas obras, respectivamente, a representação dos personagens judeus por verossimilhança entre ficção e realidade: Mister Glupp/Isidoro Eisenberg, o diretor da colônia; e Mayer Ginzburg/Henrique Scliar, o idealista. O imigrante judeu é representado de forma marginal na literatura, ora por meio da sátira, ora pela ironia. Contudo, ambas narrativas buscam descontruir estereótipos consagrados da trajetória migratória desse grupo, ao desnudar aspectos de seu cotidiano, conflitos, as relações interétnicas.

 



Resumo Inglês:

The article deals with the representation of the Jewish immigrant in postmodern Rio-Grandense literature, situated on the border between Literature and History. The theme is studied in the works Turtle, of Mársico, published in 1974, which has as its setting the Quatro Irmãos farm, in Erechim, north of Rio Grande do Sul; and the work The army of one man, of Scliar, published in 1973, set in the neighborhood Bom Fim, in Porto Alegre. The works are compared, respectively, to the representation of the Jewish characters by Verisimilitude between fiction and reality: Mister Glupp/Isidoro Eisenberg, the director of the colony; and Mayer Ginzburg/Henrique Scliar, the idealistic. The Jewish immigrant is represented marginally in literature, sometimes through satire, sometimes by irony. However, both narratives seek to unwind established stereotypes of the migratory trajectory of this group, by baring aspects of their daily lives, conflicts, interethnic relations.