O artigo analisa a representação do negro na literatura pós-moderna, especificamente no romance, Cogumelos de Outono do escritor erechinense Gladstone Osório Mársico (1927-1976). O recorte do estudo é o ano de publicação da obra, em 1972, e a ambientação proposta pelo autor – mesmo quando faz uso de cidades fictícias - é Erechim, localizada no norte do Rio Grande do Sul. Erechim ex-distrito de Passo Fundo, foi emancipada em 30 de abril de 1918. Trata-se de uma região povoada por indígenas, caboclos, lusos, afrodescendentes e, posteriormente, por outros imigrantes. Neste ambiente o escritor e vereador erechinense se inspirou para elaboração de sua obra satírica ficcional. O estudo, em termos teóricos metodológicos, dialoga com a História Cultural e situa-se na fronteira entre a Literatura e a História. O cruzamento de fontes inclui revisão bibliográfica e utiliza para a análise o conceito de representações de Roger Chartier.
The article analyzes the representation of the black in postmodern literature, specifically without a novel, Mushrooms of Autumn by the Erechinese writer Gladstone Osório Mársico (1927-1976). The focus of the study is the year of publication of the work, in 1972, and the setting proposed by the author - even when making use of fictional cities - is Erechim, located in the north of Rio Grande do Sul. Erechim ex-district of Passo Fundo, it was emancipated on April 30, 1918. It is a region populated by indigenous people, caboclos, lusos, afro-descendants and, later, by other immigrants. In this environment, the Erechinese writer and councilor was inspired to elaborate his fictional satirical work. The study, in theoretical methodological terms, dialogues with Cultural History and stands on the border between Literature and History. Cross-checking includes bibliographic review and use for an analysis of the concept of representations by Roger Chartier.