Resumo Português:
Considerando a importância do romance picaresco na literatura espanhola a partir do século
XVI e o contexto político e socioeconômico no qual se desenvolve o gênero, este trabalho teve como
objetivo analisar a figura do pícaro, personagem central da picaresca, e a figura do anti-herói na obra
espanhola anônima Lazarilho de Tormes. Tendo em conta o panorama ideológico no qual se encontra
a obra, analisaram-se os fatores que rodeiam o personagem protagonista Lázaro a fim de responder as
seguintes perguntas: Quais eventos vão mostrar a sobreposição do anti-herói no desenrolar da
história? Como se constitui a ocorrência do par herói/anti-herói na obra? Para isso, foram utilizadas,
como base teórica, obras de Felipe B. Pedraza e Milagros Rodríguez (1980) e de Mario M. González
(1994) para contextualizar a sociedade espanhola da época e para entender os aspectos sociológicos e
psicológicos do personagem, assim como o aparecimento da figura do anti-herói em Lazarillo de
Tormes; também foram utilizados os estudos de José Luis González Escribano (1981) para o
esclarecimento do conceito de anti-herói na Teoria da Literatura. Portanto, de acordo com os estudos
realizados, é conveniente concluir que, devido às condições impostas pela sociedade ao personagem, a
figura do pícaro anti-herói é despertada como uma necessidade de sobrevivência em meio ao caos
político, social e econômico instaurado pela aristocracia espanhola.
Resumo Espanhol:
Considerando la importancia de la novela picaresca en la literatura española a partir del
siglo XVI y el contexto político y socioeconómico en el que se desarrolla el género, este trabajo tuvo el
objetivo de analizar la figura del pícaro, personaje central de la picaresca, y la figura del antihéroe en
la obra española anónima Lazarillo de Tormes. Llevando en consideración el contexto ideológico en el
que se encuentra la obra, se analizaron los factores que rodean al personaje protagonista Lázaro a fin
de contestar a las siguientes preguntas: ¿Cuáles son los eventos que van a mostrar la sobreposición del
antihéroe en el desarrollo de la historia? Y, ¿cómo se constituye el par héroe/antihéroe en la obra?
Para eso, serán utilizados, como base teórica, obras de Felipe B. Pedraza y Milagros Rodríguez (1980)
y de Mario M. González (1994) para contextualizar la sociedad española de la época y analizar los
aspectos sociológicos y psicológicos del personaje y el aparecimiento del antihéroe en Lazarillo de
Tormes, y los estudios de José Luis González Escribano (1981) para esclarecer el concepto de antihéroe
en la Teoría de la Literatura. Por lo tanto, de acuerdo con los estudios realizados, es conveniente
concluir que, a causa de las condiciones impuestas por la sociedad al personaje, la figura del pícaro
antihéroe es despertada como una necesidad de supervivencia en medio al caos político, social y
económico establecido por la aristocracia española.